Assinar
Sociedade

SMAS de Leiria alertam contra “campanha enganosa” na venda de purificadores de água

Serviços Municipalizados de Água e Saneamento reforçam que a água da rede pública “é segura e controlada por análises rigorosas”

Mãos de uma mulher a encher um copo de água a partir de uma torneira na cozinha
Desde o início do ano, SMAS receberam 12 alertas de consumidores

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Leiria lançaram, na passada sexta-feira, um alerta relacionado com “campanhas enganosas” efetuadas por “empresas que comercializam sistemas ‘purificadores’ de água”, argumentando que a água da rede pública não tem qualidade. Uma alegação que os SMAS rebatem categoricamente.

Segundo apurou o REGIÃO DE LEIRIA junto dos SMAS, estas campanhas são recorrentes e periódicas.

Desde o início do ano, os serviços registaram 12 denúncias e pedidos de informação de consumidores, que relataram terem sido contactados por vendedores “para agendamento de uma visita, para prestação de esclarecimentos sobre a qualidade e análises à água consumida na habitação”, induzindo “a ideia de que a água distribuída pelos SMAS de Leiria é de má qualidade e provoca sintomas de doenças físicas”.

Os alertas têm surgido de vários pontos do concelho, em particular de freguesias da zona urbana e a sul do concelho.

Os SMAS garantem, contudo, que a água distribuída através da rede pública “é segura e controlada por análises rigorosas, efetuadas desde a origem à torneira do consumidor, de acordo com a legislação em vigor que rege a qualidade da água destinada ao consumo humano”.

“Todo o processo é supervisionado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e pela autoridade de saúde”, sendo os resultados “divulgados trimestralmente no site dos SMAS de Leiria”, acrescentam.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.