Assinar
Mercado

Município de Peniche licencia primeira central fotovoltaica no concelho

A central vai ser composta por oito Unidades de Pequena Produção com uma potência de 8000 quilowatt.

A Câmara de Peniche decidiu licenciar o investimento de 5,6 milhões de euros da Hyperion Renewables na instalação de uma central fotovoltaica no concelho.

Fonte oficial autárquica disse à agência Lusa que esta é a primeira central fotovoltaica a ser instalada neste concelho.

A instalar em 13 hectares de terreno na freguesia da Atouguia da Baleia, a central vai ser composta por oito Unidades de Pequena Produção com uma potência de 8000 quilowatt com recurso a energia solar, segundo a memória descritiva do projeto.

Os quase 18 mil módulos fotovoltaicos da central vão produzir 16 gigawatts/hora por ano, o equivalente ao consumo de quase oito mil habitações, evitando a emissão de mais de nove mil toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera em comparação com a mesma quantidade de eletricidade produzida a partir do gás natural ou do carvão.

O prazo de execução da instalação da central é de um ano, a contar do início das obras.

Com o investimento de 5,6 milhões de euros, a empresa energética pretende contribuir para o Plano Nacional de Energia e Clima, no âmbito do qual Portugal se comprometeu a reduzir em 35% o consumo de energia proveniente de fontes primárias e aumentar em 47% a produção a partir de fontes renováveis até 2030.

Este é o primeiro passo para ajudar Portugal a desenvolver uma maior independência energética e chegar à neutralidade carbónica até 2050.

O projeto insere-se em área de Reserva Ecológica Nacional, mas a sua implantação é considerada compatível com os objetivos de proteção ecológica e ambiental e de prevenção e redução de riscos naturais.

Segundo os promotores, os impactos negativos do projeto são temporários e pouco relevantes ao nível da geologia, solos, clima, qualidade do ar, sistema hidrogeológico e recursos hídricos, ecossistemas e resíduos.

A Agência Portuguesa do Ambiente, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo e a empresa Infraestruturas de Portugal deram parecer favorável.

O município de Peniche decidiu também aprovar, por unanimidade, o projeto de licenciamento condicionado à entrega de projeto das infraestruturas de acesso à propriedade e a execução das mesmas a cargo do requerente.

A empresa comprometeu-se a beneficiar um troço da antiga Estrada Nacional 114 e a incluir uma ciclovia para melhorar e facilitar a circulação.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.