Assinar


Leiria Exclusivo

Riba d’Aves: aldeia une-se para manter tradição da festa das chouriças

O tempo em que as famílias faziam a matança do porco em casa e entregavam as chouriças para a festa já lá vai. Hoje, a comunidade junta-se para celebrar e manter viva a tradição, respeitando novos processos de confeção, mas com a mesma alegria de sempre. E que ninguém se esqueça do pão, para limpar o molho da chouriça depois de assada.

O convívio faz-se à mesa, entre um café d’avó e uma fatia de bolo, mas também na mesa de corte, com uma tábua e de faca na mão. São cerca de 50 caras “velhas” conhecidas por estas paragens, que teimam em manter viva a tradição da aldeia, e localidades vizinhas. No primeiro domingo após a Páscoa, a padroeira é celebrada e a chouriça ganha outro brilho e sabor quando lhe chega o calor. Fotos: Joaquim Dâmaso

Em Riba d’Aves, hoje, quinta-feira, o dia é dedicado a limpezas. Não daquelas que obrigam a esfregona e limpa-vidros, mas é certo que, no final do dia, as chouriças vão estar a brilhar e prontas para as festas. Sim, também é sobre chouriças que esta reportagem fala.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.