Assinar
Leiria

Creche do Souto da Carpalhosa é símbolo de transformação social e combate à burocracia

Distrito de Leiria ganhou 800 vagas em creches desde julho, anunciou a ministra Ana Mendes Godinho, na inauguração no Centro Social e Cultural da Paróquia do Souto da Carpalhosa.

O bispo de Leiria-Fátima, José Ornelas, juntou-se à ministra Ana Mendes Godinho na inauguração da creche do Souto da Carpalhosa

Hoje foi dia de festa no Centro Social e Cultural da Paróquia do Souto da Carpalhosa. A inauguração da creche mereceu visita da ministra Ana Mendes Godinho, no âmbito da iniciativa “Governo Mais Próximo”, e a governante encheu de elogios a requalificação do edifício colorido no centro da localidade.

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social conheceu as instalações e, no final, congratulou-se com “um dia feliz”, pelo simbolismo do que ali nasceu, num compromisso que uniu Igreja, autarquias, Segurança Social e verbas do Plano de Recuperação e Resiliência.

A aposta do Governo em criar resposta à procura de vagas em creches, significou um aumento de quase 10 mil novos lugares para crianças até 3 anos, contingente onde se incluem as 42 agora criadas no Souto da Carpalhosa.

Por isso, esta quarta-feira, 20 de setembro, Ana Mendes Godinho foi à creche do Centro Social e Cultural da Paróquia do Souto da Carpalhosa falar de uma “transformação em curso”.

“Este é um dia feliz”, porque, “simbolicamente, estamos a mostrar aquilo que é um salto transformacional na nossa forma de resposta social às crianças”.

A gratuitidade das creches é uma aposta do Estado, “que todos nós estamos a pagar”, porque “como sociedade reconhecemos que ter uma creche gratuita para uma criança pode transformar a sua vida e a das suas famílias”.

Por um lado, a medida é transformadora porque “pode libertar as suas mães”, comprometidas com a tradição de assumirem, muitas vezes, “o acompanhamento dos filhos”. Mas, para Ana Mendes Godinho, a medida também contribui para “uma sociedade que se quer mais justa, com igual condição de oportunidades”.

Com creches gratuitas, que atualmente abrangem cerca de 85 mil crianças em Portugal, “a mensagem que dá a todos é que não interessa as condições económicas em que uma pessoa nasce, as condições de desenvolvimento é que têm de ser iguais e no mesmo espaço de convívio e integração, sem guetos”.

“É assim que se combate a desigualdade e promove a igualdade de oportunidades desde que as crianças nascem”, sublinhou. 

No Souto da Carpalhosa mora também o exemplo de um passo importante da desburocratização em nome as resposta sociais:

“Esta creche é disso símbolo: conseguimos com uma portaria que eu aprovei – com alguma tensão – em julho, que dizia que temos de ser simples, não há tempo a perder e precisamos é de respostas. Não precisamos de medições complexas que não acrescentam valor nenhum”.

A nova portaria permite a reconversão de espaços em salas de creche sem autorização, de forma automática. “Basta que as pessoas verifiquem e declarem que têm condições. Aqui estamos a verificar que isso aconteceu”, através da adaptação de salas de pré-escolar, “que estava sem necessidade de respostas”.

“Estamos todos de parabéns, estão de parabéns por mostrarem que é mesmo possível”, elogiou a ministra, dirigindo-se aos presentes.

No Souto da Carpalhosa, Ana Mendes Godinho revelou que entre julho e setembro deste ano, o distrito de Leiria aumentou em 800 o número de vagas em creche e reforçou que o objetivo para o país é, em setembro do próximo ano, estender a gratuitidade “a todas as crianças que estejam numa creche”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados