A cultura italiana está em destaque esta semana no Teatro Miguel Franco, com a exibição de cinco filmes propostos pela Festa do Cinema Italiano.
Entre os dias 17 e 19 de junho, cinco filmes italianos que somam vários prémios no currículo são projetados em Leiria, representando as principais secções da 17ª edição do festival.
O primeiro filme programado é “Disco Boy”, realizado por Giacomo Abbruzzese e vencedor do Urso de Prata para Melhor Contribuição Artística no Festival de Berlim e do prémio do Júri da Festa do Cinema Italiano 2024. Em Leiria pode ser visto às 21h30 de segunda-feira, dia 17.
Na terça-feira, dia 18, há dois filmes programados para a tarde/noite do Teatro Miguel Franco. Às 18 horas passa “O Boémio”, de Petr Václav, um biopic sobre a vida, a arte e os amores do compositor checo Josef Mysliveček, figura de destaque na música do século XVIII.
À noite, pelas 21h30, conta-se a história de um ator falido que nos dá a ver o espaço prisional como lugar de transformação e oportunidade. “Obrigado Rapazes”, obra de 2023 realizada por Riccardo Milani, é um filme que mostra o poder da arte como ferramenta de redenção.
A sessão dupla de quarta-feira, dia 19, arranca às 18 horas com “Piccolo corpo”, de Laura Samani. Uma jovem mulher de luto deixa a sua aldeia à beira-mar para tentar libertar a alma do seu bebé nado-morto, partindo numa perigosa viagem até um remoto santuário na montanha onde mantém a fé num milagre…
A Festa do Cinema Italiano em Leiria, às 21h30 é possível ver “Ainda temos o amanhã”. O filme de Paola Cortellesi, Prémio do Público para Melhor Filme na Festa do Cinema Italiano 2024, foi o maior sucesso de bilheteira em Itália de 2023, superando o blockbuster “Barbie” – é atualmente o 9º mais visto de sempre no país.
Obra íntima e poderosa, “Ainda temos o amanhã” aborda o papel das mulheres na democracia com grande profundidade e sensibilidade.
O preço dos bilhetes varia entre os 3,5 e os 4 euros