Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Leiria

Unidades Locais de Proteção Civil sensibilizam população para a prevenção de catástrofes

Simulacros, caminhadas, teatro e palestras são algumas das iniciativas que visam promover uma cultura de proteção junto da população do concelho de Leiria.

Estão programadas algumas caminhadas para este domingo, dia 13 FOTO: Foto de arquivo: ULPCMC

Para assinalar o Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofes (13 de outubro), a Unidade Local de Proteção Civil (ULPC) do Arrabal, no concelho de Leiria, dinamiza, esta sexta-feira, dia 11, uma ação de sensibilização na EB1 do Arrabal e uma performance artística, às 21 horas, no auditório do Rancho do Freixial. No domingo, há caminhada, às 9h30, com início no Soutocico.

Já no dia 23, a população da freguesia do Arrabal é chamada a participar na preparação de um simulacro de incêndio, que irá decorrer na manhã do dia 26, nas Várzeas.

A ULPC de Amor assinala também a data esta semana com ações de sensibilização sobre proteção civil em escolas e instituições de apoio aos idosos.

Nos Milagres, a população é convidada a caminhar no domingo, dia 13. O percurso começa às 9 horas, junto ao Santuário.

Em Monte Real e Carvide, a ULPC e os dois agrupamentos de escuteiros da freguesia dinamizam, também no domingo de manhã, uma caminhada pedagógica e atividades alusivas à temática. O encontro está agendado para as 9h30, no Parque Olímpio Duarte Alves.

A freguesia de Monte Redondo e Carreira também se associa à causa com a realização de um simulacro de um acidente rodoviário. A ação tem lugar no domingo, a partir das 9h30, na praça Central, junto ao Mercado da Vila.

Antes disso, o Clube de Proteção Civil do Colégio Dr. Luís Pereira da Costa apresenta esta quinta-feira, dia 10, a peça de teatro “Juntos pela comunidade” na EB dos Marrazes e na EB da Carreira, depois de uma primeira apresentação levada à cena na passada terça-feira, no Colégio Dinis de Melo.

As ações têm como principal objetivo sensibilizar a população para a necessidade de adoção de medidas preventivas, ajudando-a também a perceber como pode reagir em caso de catástrofe.

No concelho de Leiria, 14 freguesias e uniões de freguesias já constituíram uma ULPC, que se mantêm abertas à participação da comunidade e à colaboração de novos voluntários.

Consulte mais detalhes sobre cada uma das iniciativas programadas para os próximos dias e saiba como participar.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.