Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Cultura

Uma viagem até ao Castelo de Leiria do séc. XX conduzida pel’O Nariz

Peça tem texto de Luís Mourão, encenação de Pedro Oliveira e percorre algumas zonas do Castelo de Leiria, como a Torre de Menagem, o palácio, as cisternas e as igrejas.

O ano de 1915 representa um marco importante na história do Castelo de Leiria. Foi o ano em que foi constituída a Liga dos Amigos do Castelo e começaram os trabalhos de reconstrução, que duraram todo o século XX.

Este período emblemático na história do monumento é agora recordado em oito visitas encenadas – “O que cá estava, o que cá está” – orientadas pelo grupo de teatro O Nariz.

A primeira visita encenada acontece já este sábado, dia 18, a partir das 15h30. Os visitantes são convidados a embarcar numa viagem pela campanha de restauração – sob a liderança da Liga dos Amigos do Castelo com a colaboração da Direção de Obras Públicas e Minas -, que recupera as dificuldades enfrentadas à época, os desafios e as tensões.

A visita é feita pelo arquiteto suíço Ernesto Korrodi e o presidente da Câmara Municipal à época, João António Correia Mateus, que irão percorrer algumas zonas do Castelo de Leiria, como a Torre de Menagem, o palácio, as cisternas e as igrejas. No entanto, alerta o grupo de teatro O Nariz, não será uma visita pacífica, dado que as obras são da responsabilidade da Direção de Obras Públicas e Minas, “cujos planos e caderno de encargos divergem da visão de Korrodi e Correia Mateus”.

A peça, com texto de Luís Mourão e encenação de Pedro Oliveira, é interpretada por Cristóvão Carvalheiro, Nuno Crespo e Pedro Miguel Oliveira.

A participação nas visitas encenadas faz-se através de inscrição prévia e com a aquisição do bilhete de entrada no Castelo de Leiria, sendo a lotação limitada.

Inscrições: castelo@cm-leiria.pt até às 12h00 do dia anterior ao da visita encenada.

Além da peça no dia 18, estão previstas apresentações a 22 de fevereiro, 5 de abril, 10 de maio, 28 de junho, 9 e 30 de agosto e 18 de outubro.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados