O fotojornalista Nuno André Ferreira percorreu escolas de 26 concelhos das comunidades intermunicipais de Leiria, Oeste e Médio-Tejo durante a pandemia, registando as vivências de alunos, professores e funcionários nesse período.
O exercício deu origem em 2022 à exposição itinerante “Escolas em pandemia”, uma iniciativa do Museu Escolar de Marrazes, com o apoio da Rede Portuguesa de Museus, que procurou fixar, para memória futura, um período que marcou a história da educação em Portugal.
Agora, essas imagens dão origem ao livro “Lockdown – Escolas em pandemia”, uma edição apoiada pela União das Freguesias de Marrazes e Barosa, Câmara Municipal de Leiria e Liga de Amigos do Museu Escolar de Marrazes”.
A apresentação de “Lockdown – Escolas em pandemia” é esta quinta-feira, dia 13 de março (18h), no foyer do Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, assinalando cinco anos sobre o decreto que levou ao encerramento das escolas, o que obrigou cerca de 1,5 milhões de estudantes a ficar confinados em casa.
Em paralelo, é possível recordar a exposição “Escolas em pandemia”, que está patente no foyer do Teatro José Lúcio da Silva até 6 de abril.