Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Ansião

Pedida classificação de oito imagens sacras da Capela de Nossa Senhora da Orada em Ansião

A capela situa-se na localidade de Granja, na freguesia de Santiago da Guarda.

A Museus e Monumentos de Portugal pediu a classificação como bens móveis de interesse público de oito imagens sacras da Capela de Nossa Senhora da Orada, no concelho de Ansião, foi esta segunda-feira publicado em Diário da República.

O anúncio determina a abertura do procedimento administrativo de classificação como bens móveis de interesse público de oito imagens sacras da Capela de Nossa Senhora da Orada, da localidade de Granja, freguesia de Santiago da Guarda, concelho de Ansião.

O documento específico de uma das imagens é de Santa Margarida de Antioquia, Escola Portuguesa/Oficina de Coimbra, do final do século XV e início do século XVI, em Pedra de Ançã policromada.

Dos mesmos séculos, São Sebastião, em Pedra de Ançã com vestígios de policromia, e Santíssima Trindade, em Pedra de Ançã policromada, são outras imagens que requerem o interesse público.

Segundo o Diário da República, o pedido é extensível à Virgem com o Menino (vulgo Nossa Senhora da Orada), do século XVII, em cerâmica policromada, ao Santiago Peregrino, século XVI, em Pedra de Ançã com vestígios de policromia, e ao Cristo crucificado, século XVI, do mesmo material.

A Museus e Monumentos de Portugal solicita a mesma classificação para a Santa não identificada (vulgo Nossa Senhora da Orada), em Pedra de Ançã e Cristo crucificado (séculos XVII-XVIII), em cerâmica com vestígios de policromia.

“Os interessados poderão reclamar ou interpor recurso hierárquico do ato que decide a abertura do procedimento de classificação, nos termos das condições estabelecidas no Código do Procedimento Administrativo, sem prejuízo da possibilidade de impugnação contenciosa”, lê-se no documento.



Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.