A REN – Redes Energéticas Nacionais informou que 2,5 milhões de consumidores tinham eletricidade até às 22 horas, estando apenas quatro subestações elétricas por ligar, incluindo duas zonas de maior densidade populacional, Almada Oeste e Portimão.
Na região de Leiria, há relatos de reposição da eletricidade em várias zonas do concelho de Leiria e também da Batalha.
Segundo Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria, “o fornecimento de energia elétrica no concelho de Leiria está a ser restabelecido de forma gradual”.
“Apesar deste progresso, em algumas zonas do concelho, o abastecimento de água poderá ainda demorar algum tempo a ser totalmente reposto, devido à necessidade de recuperar os níveis dos reservatórios”, lê-se numa publicação partilhada na sua página de Facebook.
O autarca acrescenta que “os circuitos de recolha de resíduos serão efetuados com algumas limitações durante esta noite e madrugada, contando repor a normalidade nas próximas 48 horas”.
A nível nacional, a REN informou que até às 22 horas já tinha conseguido fazer chegar a energia a 85 das suas 89 subestações e estações de corte, no âmbito da operação de reenergização do sistema elétrico nacional, afetado pelo apagão desta manhã.
“As subestações de Trafaria, Divor, Estremoz e Portimão são as que ainda não conseguem receber energia, situação que a REN espera resolver ainda durante o dia de hoje”, afirmou a gestora da rede energética nacional.
“As zonas de maior densidade populacional ainda afetadas são Almada Oeste e a cidade de Portimão”, adiantou.
Atualmente, existem cerca de 6,5 milhões de consumidores de eletricidade.
O operador de rede de distribuição de eletricidade E-Redes informou que até às 21h30 estavam ligadas parcialmente 147 subestações, alimentando cerca de dois milhões de clientes.
No entanto, a E-Redes refere que ainda não é possível fazer previsões da reposição integral, alertando para eventuais demoras na realização da mesma.
A E-Redes “tem mobilizado todo o dispositivo operacional dedicado à execução deste plano, para poder restabelecer a distribuição de energia em território nacional. O plano de reposição da E-Redes é acionado em consequência e em estreita dependência da reposição realizada pela REN”, acrescenta.
“Face aos problemas que estão a afetar a rede elétrica nacional, a E-Redes colocou em ação o Plano Operacional de Atuação em Crise, no estado máximo de Emergência às 11h30 desta manhã, com o objetivo de proceder à reposição da energia de forma mais célere possível.
A REN – Redes Energéticas Nacionais confirmou hoje um corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e parte do território francês e avançou que estão a ser ativados os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia.
O apagão registou-se às 11h30 de Lisboa.