A Câmara Municipal da Marinha Grande assinala o Dia do Município numa cerimónia solene que terá lugar esta quarta-feira, às 20h45 no Teatro Stephens.
A cerimónia será inaugurada com um momento musical da Orquestra Juvenil da Marinha Grande, seguindo-se a intervenção de Aurélio Ferreira, presidente da Câmara.
Durante a noite, serão atribuídas a Medalha de Honra do Município e as Medalhas de Mérito Municipal, que visam “distinguir o contributo relevante de personalidades e entidades nas áreas da ação social, cultura, educação, economia, desporto, ciência e humanitarismo”. Os nomes dos homenageados foram anunciados na reunião do executivo municipal realizada a 19 de maio:
– Medalha de Honra do Município, a título póstumo: Joaquim Correia, escultor.
– Medalha Municipal de Mérito Social: Centro Social e Paroquial de Vieira de Leiria.
– Medalha Municipal de Mérito Cultural: André Barros, músico e compositor.
– Medalha Municipal de Mérito Educativo: Núcleo do Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (CENFIM) da Marinha Grande e Escola Profissional e Artística da Marinha Grande (EPAMG).
– Medalha Municipal de Mérito Desportivo: Eurico Nicolau e Ivan Caçador, ex-árbitros de andebol.
– Medalha Municipal de Mérito Económico: Vítor Ribeirinho, CEO da empresa KPMG Portugal.
– Medalha Municipal de Mérito Humanitário: Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho da Marinha Grande.
– Medalha Municipal de Mérito Científico: João Calmeiro.
Serão também homenageados os funcionários municipais que, em 2024, completaram 25 anos de serviço, assim como os que se aposentaram nesse ano, num reconhecimento pela sua dedicação, profissionalismo e contributo à causa pública municipal.
A sessão encerra com a intervenção do orador José Gomes André, professor universitário e comentador de política internacional.