A viagem está marcada, a reserva feita e, em julho, Gabriel Patrício vai embarcar para Belgrado, na Sérvia, para realizar uma sessao de tratamentos com células-tronco, um processo que pretende contribuir para reparar tecidos danificados, na sequência da lesão que sofreu. Contudo, precisa de 50 mil euros para suportar todas as despesas e a família ainda só conseguiu reunir uma parte do valor.
Com o objetivo de angariar verbas, realiza-se amanhã, sexta-feira, um jantar solidário em Carvide, concelho de Leiria, com a totalidade das receitas a reverter para este fim.
As inscrições, 300, esgotaram rapidamente. Da mesma forma que a comunidade respondeu positivamente para o evento, foram também muitos os que ofereceram os ingredientes para o jantar. “Foi tudo oferecido pelos restaurantes, cafés, particulares e vai funcionar em bufete. As sobremesas são oferecidas pelos pais dos colegas, amigos do Gabriel e outros particulares. Tem sido fantástica esta onda de solidariedade”, explica Célia Guerra, uma das organizadoras do evento, ao nosso jornal.
O jovem leiriense sofreu um acidente, durante uma visita escolar, em março de 2024, que o colocou numa cadeira de rodas. As perspectivas de recuperação são limitadas, mas todos os esforços têm sido aplicados com esse objetivo.
Além do tratamento que pretende realizar no verão, Gabriel Patrício já três outros ciclos de tratamentos no Instituto Luso Cubano, no Porto. Cada ciclo de 6 semanas ronda os 12 mil euros, uma despesa que tem sido suportada pela família, com o contributo de muitas ações solidárias que têm ocorrido nos últimos meses.
“O nosso lema é “Se é possível, se há um tratamento, não vai ser por falta de dinheiro que o Gabriel não vai conseguir”. As terapias que já realizou têm registado melhorias na sua progressão”, pelo que a onda de solidariedade irá manter-se enquanto for necessário, explica Célia Guerra.
Nos últimos meses, Gabriel Patrício já conseguiu manter-se sentado, apenas apoiado nos braços, e, com a ajuda de equipamentos médicos, colocou-se de pé. Os progressos dos tratamentos podem ser acompanhados na página de Facebook “Juntos pelo Gabriel”.
Além deste jantar, continuam a decorrer as ações de recolha de tampinhas (garrafas de água, sumo, iogurte, detergentes), com pontos de entrega nas Piscinas Municipais de Vieira de Leiria, Mercearia Adelaide (Carvide), Café Flimara (Granja, Monte Real) e rua das Claras 113, barracão C1 (Segodim, Monte Real); e entrega de donativos (IBAN: PT50 0018 0003 62138326020 94).
Joaquim Gomes disse:
gostaria de contribuir com um determinado valor monetário ,que irei fazer com as minhas punibilidades no iban,tenho também 4 garrafões com tampa mas não sei a quem entregar ,sou de Palmela. Muito sucesso e coragem para o Gabriel ,pais e familiares e amigos.
Marina Guerra disse:
caro Joaquim Gomes
Deverá entrar em contacto com a família do Gabriel através da página https://www.facebook.com/groups/410117181735062
Cumprimentos
REGIÃO DE LEIRIA