Um homem, de 34 anos, foi detido em Leiria, na sequência de uma situação de violência doméstica envolvendo a mulher, a filha e a avó do mesmo.
O caso aconteceu no passado dia 3, pelas 21h30, quando a PSP foi chamada ao local pela mulher do indivíduo, de 28 anos. A vítima estava no hall do “prédio onde reside, tendo informado que o seu companheiro estava no interior do apartamento com a filha menor de ambos, de 2 anos de idade, e com a avó do mesmo com 90 anos”.
Em comunicado, a PSP explica que a mulher “informou que as discussões entre ambos se intensificaram nos últimos 5 meses, após a vítima ter descoberto que o suspeito mantinha um relacionamento extraconjugal” e “sempre que é confrontado pela vítima no sentido de terminarem a relação, o mesmo não aceita e ameaça-a que, caso saia de casa, nunca mais verá a filha e no caso de a levar consigo será acusada de rapto”.
As discussões deixam o suspeito “fica “bastante agressivo, batendo nas paredes e nas portas, provocando medo e inquietação à vítima”.
No sentido de apurar a veracidade dos factos, o indivíduo acabou por abrir a porta aos agentes da PSP “após alguma insistência”, “dizendo, em tom agressivo que, os polícias não tinham nada a ver com isso, ignorando todas as questões colocadas relativas ao bem-estar da sua filha, que se ouvia a chorar compulsivamente”.
Com a filha e a sua avó trancadas no interior do apartamento e por querer abandonar o local nessa condição, o suspeito terá desferido “uma palmada no braço de um dos polícias, pelo que, perante a crescente resistência e coação sobre os polícias, o aumento do nível de agressividade e por forma a salvaguardar a sua integridade física e a dos polícias, houve necessidade de recorrer ao uso de meio coercivo de baixa potencialidade letal, denominado “taser”, para a sua algemagem”, informa o mesmo comunicado.
Presente à autoridade judiciária competente, o suspeito ficou sujeito às seguintes medidas de coação: Termo de Identidade e Residência e obrigação de afastamento do local de trabalho da vítima.
Contactos e números de emergência
- 112 – Número de telefone de emergência único europeu (chamada gratuita)
- 144 – Linha Nacional de Emergência Social
- 800 202 148 – Serviço de Informação a Vítimas de Violência Doméstica (CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género)
- 116 006 – Linha de Apoio à Vítima (APAV – Apoio à Vítima) (chamada gratuita – Dias úteis das 8 às 22 horas)
- SMS – 3060
- No Portal da Queixa Eletrónica em queixaselectronicas.mai.gov.pt –
- Na aplicação App MAI112, exclusivamente para cidadãos surdos www.112.pt/Paginas/Home.aspx –
- Na aplicação SMS Segurança, para pessoas surdas www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca –
- No Posto da GNR ou na esquadra da PSP mais próximos
Associação Mulher Século XXI
Largo Rainha Santa Isabel, Nº1 r/c Dto 2410-165 Leiria
Tel. 244 821 728
Tlm. 964 854 462
Tlm. 910 908 368
email. geral@mulherseculoxxi.com
Centro de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica
244 821 728
Linha de Apoio à Vítima Idosa de Violência Doméstica (chamada gratuita)
800 210 340