Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Iniciativas RL

Empresas da região com vida menos complicada no relato dos critérios ESG

O jornal REGIÃO DE LEIRIA dedicará um trabalho especial ao fórum “O Futuro é Hoje”, na próxima edição, quinta-feira, dia 15

FOTO: Joaquim Dâmaso

A nova regulamentação europeia sobre o relato dos critérios ESG (Ambiental, Social e de Governança), com destaque para as alterações introduzidas e as implicações práticas para as empresas, foi o tema central do fórum “O Futuro é Hoje”, promovido esta quinta-feira, dia 8, no auditório do Centro Empresarial da Marinha Grande.

A proposta da Comissão Europeia, aprovada pelo Parlamento Europeu em abril Omnibus I, e a Diretiva (UE) 2025/794, que alterou as diretivas anteriores, ajustando prazos e requisitos para relatórios de sustentabilidade e “due diligence”, foram analisadas por Eduardo Moura, senior ESG advisor na EDP e membro do secretariado do BCSD Portugal.

As novas regras visam simplificar o relato ESG, mas trazem desafios de implementação, especialmente para as grandes empresas, referiu Eduardo Moura, adiantando que a adoção de normas voluntárias pode facilitar o processo para as PME.

Além de Eduardo Moura, que falou sobre “As novas metas ESG, como implementar e reportar (caso prático)”, intervieram ainda João Faustino, presidente da Cefamol, Jorge Cova, presidente da Caixa de Crédito de Leiria, e Tiago Carrilho, head of knowledge and training do BCSD Portugal, que abordou a “Sustentabilidade empresarial, economia em benefício das pessoas e do planeta”.

O momento seguinte foi uma mesa-redonda, moderada por Alexandra de Almeida, consultora de Estratégia Empresarial e de Gestão, com a participação de Nuno Vieira, head of sustainability da BA Glass e coordenador da Plataforma Vidro+; Henrique Oliveira, partner Portugal, audit & assurance industry & services na Forvis Mazars; Agostinho Carvalho, CEO da WeADD e diretor da área de Investigação e Desenvolvimento; e Nuno Martinho, docente do Politécnico de Leiria e vogal da incubadora de empresas da Marinha Grande (OPEN).

A conferência contou ainda com intervenções de Francisco Rebelo dos Santos, diretor do jornal REGIÃO DE LEIRIA, na sessão de abertura, e de Aurélio Ferreira, presidente do Município da Marinha Grande, no ato de encerramento.

Na próxima edição, quinta-feira, dia 15, o jornal REGIÃO DE LEIRIA dedicará um trabalho especial ao fórum “O Futuro é Hoje”, no qual publicará o essencial das intervenções de todos os oradores.

Esta iniciativa, que se constitui como um espaço de reflexão sobre os desafios e oportunidades que a sustentabilidade coloca às empresas e à sociedade, foi promovida pelo jornal REGIÃO DE LEIRIA, Caixa de Crédito de Leiria e pela Associação Nacional da Indústria de Moldes (Cefamol).


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.