Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Autárquicas 2025

PS candidata Diogo Ramalho à Câmara de Alcobaça

O candidato pretende pôr em prática uma mudança assente em sete eixos: habitação, saúde, transportes públicos, economia, mobilidade, acessibilidades e educação.

O Partido Socialista vai candidatar o técnico superior Diogo Ramalho à presidência da Câmara de Alcobaça nas próximas eleições autárquicas, informou o partido.

Diogo Ramalho, de 24 anos, foi escolhido em Assembleia Geral de Militantes para encabeçar a lista candidata a este concelho do distrito de Leiria, considerando que “representa uma nova geração de compromisso e visão para o concelho de Alcobaça”.

Numa carta à população, o candidato avança com algumas das linhas em que assenta a sua “visão” de como quer que o concelho seja em 2030, depois de nas últimas três décadas ter tido “uma governação que se cristalizou no poder, perdendo capacidade e ritmo para mudar”.

À atual gestão critica a “escassez de habitação acessível e abundância de património devoluto; um hospital com um serviço de urgência incapaz de responder eficazmente à doença súbita, sobretudo durante a noite, aos fins de semana e feriados; falhas recorrentes na recolha de lixo; dificuldades na fixação de jovens; abandono das freguesias mais rurais, onde faltam infraestruturas básicas como o saneamento e as estradas estão degradadas; oportunidades limitadas para mudar de vida e aceder a maiores níveis de rendimento, bem-estar e qualidade de vida”.

Considerando ser tempo de colocar “um ponto final neste capítulo”, Diogo Ramalho apresenta-se a sufrágio com o objetivo de pôr em prática uma mudança assente em sete eixos: habitação, saúde, transportes públicos, economia, mobilidade, acessibilidades e educação.

Entre as medidas que propõe destaca o apoio a jovens trabalhadores até aos 35 anos no acesso ao mercado de arrendamento, construção de habitação a custos controlados em terrenos municipais e reabilitação do património habitacional devoluto do município.

Na saúde, pretende garantir o acesso de todos os utentes do concelho à especialidade de medicina geral e familiar, seguindo o modelo do projeto “Bata Branca”, e, nos transportes, defende a criação de mais abrigos e novos percursos dos autocarros urbanos “Chita”.

Na economia, propõe a criação de uma plataforma logística que reduza custos para as empresas e promova a atração de novos investimentos.

Na mobilidade, a aposta vai para a requalificação dos principais eixos rodoviários do concelho (Pataias – Alcobaça – Benedita – São Martinho do Porto) e nas acessibilidades pretende criar um programa municipal de apoio à adaptação de habitações para idosos e cidadãos com necessidades específicas.

Por último, na educação, o foco será a requalificação da Escola Básica 2,3 D. Pedro I e da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister.

Diogo Ramalho, de 24 anos, é natural da Bemposta, na freguesia da Maiorga.

É licenciado em Economia e técnico superior financeiro da Administração Pública.

É autarca na Assembleia Municipal de Alcobaça e na Assembleia de Freguesia da Maiorga e representa o concelho na Comunidade Intermunicipal do Oeste.

Em 2024, foi candidato à presidência da Comissão Política do PS Alcobaça.

A candidatura de Diogo Ramalho é a segunda a ser anunciada no concelho, depois de o Chega ter confirmado a recandidatura de Isabel Ventura.

A Câmara de Alcobaça é liderada pelo PSD, que em 2021 obteve 43,18% dos votos, elegendo o presidente e três vereadores. O PS, com 29,99% dos votos elegeu três vereadores para o executivo.

As eleições autárquicas deverão decorrer entre setembro e outubro.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados