Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Resultados Eleições Legislativas 2025

PSD festeja eleição de cinco deputados em Leiria com champagne servido com espanto

“Ganhámos em 2024, voltamos a subir em 2025, o que me deixa satisfeito”, comenta Hugo Oliveira, deputado eleito e líder da distrital social-democrata

Hugo Oliveira na sede do PSD em Leiria Foto: Joaquim Dâmaso

Houve champagne, mas também espanto, na sede do PSD em Leiria, numa noite eleitoral repleta de surpresas, mais ou menos anunciadas.

Para o deputado reeleito esta noite e líder da distrital de Leiria do PSD, Hugo Oliveira, a vantagem e liderança que o país e o distrito de Leiria deram à AD, espelha o facto de que “este ato eleitoral demonstra que os portugueses, nomeadamente os leirienses, quiseram dar um sinal claro de que o governo estava, e bem, a governar nestes 11 meses. Este é um sinal claro e é dado no país e no distrito de Leiria”.

Hugo Oliveira lembra que em atos eleitorais anteriores assumira os maus resultados e tinha prometido lutar por melhores resultados, que agora se concretizaram. “Ganhámos me 2024, voltamos a subir em 2025, o que me deixa satisfeito”.

A satisfação estava patente no rosto do líder da distrital, que também assinalou os sinais de mudança: “o eleitorado está mais maduro, mas há mais um sinal: as pessoas estão cansadas do sistema político”.

Os eleitores têm “vontade expressa de dizer que as coisas têm de ter uma alteração concreta, mas acreditam que Luís Montenegro está no caminho certo”, considera.

Hugo Oliveira avaliou ainda que o facto de existirem candidatos a autarcas nas listas da AD em Leiria, alvo de várias críticas, não foi penalizado. “Se o eleitorado penalizou alguém foi o PS” por ter “aqueles que não vieram do distrito para as listas”. Hugo Oliveira considera que “os candidatos a autarcas são ativos” que contam com a confiança dos eleitores.

Numa noite que confirmou a vitória da AD no distrito de Leiria, a sede do PSD em Leiria começou a noite com cerca de duas dezenas de pessoas na sala, a assistir aos resultados.

Quando as projeções e os resultados que chegavam, confirmavam que o Chega poderia ser a segunda força mais votada, não faltaram reações de espanto. A vitória do Chega na Marinha Grande foi a mais comentada pelo facto de se revelar surpreendente.

Ainda sem a presença dos dois primeiros elementos da lista de Leiria pela AD – Margarida Balseiro Lopes estava em Lisboa e Hugo Oliveira só chegou mais tarde – os primeiros sinais de festa foram evidentes quando faltaram seis minutos para as dez da noite, com a confirmação da eleição de Sofia Carreira, presente. Houve licor, champagne, abraços e aplausos. A noite era da AD, em Leiria e no país.

Com tão significativa mudança no mapa eleitoral, esta não foi uma noite eleitoral como outras. Em Leiria, a AD elegeu cinco deputados e o Chega, três. O PS, dois.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados