São Pedro de Moel e Praia Velha voltaram a ser galardoadas com a Bandeira Azul para a próxima época balnear, tal como todas as praias que hastearam o galardão no verão de 2024.
A atribuição do galardão pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAE), foi conhecida dia 30 de abril, confirmando que as duas praias do concelho da Marinha Grande seguram o selo que atesta a qualidade daquelas estâncias balneares, de acordo com critérios referentes à qualidade da água de banho, gestão e equipamentos ambientais, informação e educação ambiental e segurança e serviços de apoio.
A Praia da Vieira continua de fora da lista, consequência da incerteza relativa à qualidade da água do rio Lis que desagua naquela praia.
Durante largos anos o município da Marinha Grande decidiu não candidatar as suas praias à Bandeira Azul, consequência dos problemas no rio. O atual executivo retomou a candidatura, conseguindo o galardão para as duas praias, mantendo o objetivo de assegurar a qualidade de água na Praia da Vieira para uma futura distinção.
Entretanto, a região assegurou ainda a Bandeira Azul nas praias da Lagoa da Ervedeira e em Pedrógão Sul e Centro (Leiria), Osso da Baleia (Pombal), Paredes de Vitória e São Martinho do Porto (Alcobaça), Foz do Arelho-Lagoa e Praia do Mar (Caldas da Rainha), Nazaré e Salgado (Nazaré), Bom Sucesso e Rei do Cortiço (Óbidos), Agroal (Ourém) e Baleal Norte e Sul, Consolação, Cova da Alfarroba, Gambôa, Medão-Supertubos e ainda São Bernardino (Peniche).