90 minutos e três candidatos a apenas duas vagas de acesso direto à I Liga de futebol. A festa da subida poderá acontecer esta sexta-feira, dia 16, em Leiria, tudo porque a União de Leiria termina a época na receção ao atual líder da classificação da II Liga, CD Tondela. Contudo, para isso, os visitantes terão de conquistar os três pontos do encontro.
FC Vizela e Alverca entram também nesta equação, uma vez que são os outros dois emblemas à procura da promoção direto ou acesso ao play off, que será para o terceiro classificado.
Fora desta corrida está a União de Leiria, na 5ª posição, que já garantiu a manutenção na II Liga, há algumas jornadas e não está dependente do resultado do jogo da próxima sexta-feira, dia 16, no Dr. Magalhães Pessoa. No máximo, os leirienses podem terminar a época em quarto lugar.
E se ainda não é esta temporada que a União de Leiria regressa ao principal campeonato nacional, há um troféu que pode ficar na cidade do Lis: o de melhor marcador. Decisão que também só vai ser conhecida sexta-feira.
É que Juan Muñoz voltou a faturar na última jornada e aumentou para 15 os golos marcados esta temporada.
Em segundo lugar, atrás do avançado espanhol da União de Leiria, está Carter, do FC Alverca, que também marcou no triunfo da 33ª jornada, frente ao Tondela (1-2), e está igualmente com 15 golos.
Certo é que haverá festa nas bancadas, uma vez que além dos adeptos leirienses que querem assistir ao último jogo da época no Dr. Magalhães Pessoa, o CD Tondela desafiou os adeptos a viajar até Leiria, oferecendo a viagem de autocarro e os respetivos bilhetes para o jogo.
A oferta carece de inscrição, junto dos serviços do clube, que pretender reunir o máximo de apoio para um jogo que decidirá não só se sobe de divisão, mas também uma eventual conquista do título.