Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Sociedade

Cinco detidos por furtos em cemitérios, veículos e residências de Leiria

Os crimes ocorreram ainda nos distritos de Lisboa, Coimbra, Santarém, Évora e Setúbal.

Em abril passado foram registados atos de vandalismo no cemitério de Várzeas, em Leiria

A GNR deteve três homens e duas mulheres suspeitos de mais de uma centena de furtos em cemitérios, interior de veículos e residências nos distritos de Leiria, Lisboa, Coimbra, Santarém, Évora e Setúbal, foi hoje anunciado em comunicado.

No âmbito de uma investigação, que durou cerca de dois meses, os militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizaram diligências policiais que culminaram com o cumprimento de cinco mandados de detenção e de 23 mandados de busca, quatro domiciliárias e 19 não domiciliárias em veículos, terrenos, armazéns e empresas operadoras de gestão de resíduos, nos concelhos de Alenquer, Almeirim, Figueira da Foz, Loures, Rio Maior, Santarém e Torres Vedras.

Os suspeitos, entre os 25 e os 33 anos, foram detidos nos concelhos de Alenquer e Torres Vedras.

Na operação, foi apreendido material “proveniente dos furtos”: quatro veículos e uma minimoto, 495 euros em dinheiro, 738 quilogramas de metais não preciosos, já processados para venda, 24 estatuetas, duas televisões, um monitor, um equipamento eletrónico de jogos, uma máquina fotográfica, um relógio e diversas bases em pedra mármore e granito resultantes do desmantelamento de estatuetas religiosas.

A GNR apreendeu ainda diversos documentos e faturas relativos à venda de metais preciosos e não preciosos e diversas ferramentas de apoio ao processamento e furto.

Três dos arguidos, presentes a primeiro interrogatório judicial no tribunal de Leiria, ficaram sujeitos à aplicação da medida de coação de prisão preventiva, tendo sido aplicada, aos restantes, a medida de coação de obrigação de apresentação bissemanal no posto policial da respetiva área de residência.

Outas quatro pessoas, entre os 20 e os 64 anos, com antecedentes criminais por crimes idênticos, foram também constituídas arguidas, assim como uma empresa, suspeita de auxílio à prática dos crimes perpetrados e recetação.

(Atualização a 16 de junho de 2025, com indicação das medidas de coação aplicadas aos arguidos)


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.