Um homem de 37 anos foi detido na quinta-feira, dia 5, por suspeita de ter ateado quatro incêndios florestais no concelho de Ourém.
Segundo a PJ de Leiria, três dos incêndios aconteceram no passado dia 29 de maio e o quarto a 9 de agosto de 2024. Foi usado um isqueiro e as chamas consumiram cerca de dois mil metros quadrados.
“Caso não tivesse havido uma rápida e eficaz intervenção dos meios de combate, os incêndios poderiam ter tomado proporções mais gravosas”, frisa a mesma entidade, acrescentando que se suspeita agora que o arguido possa ser responsável por outros incêndios florestais ocorridos em Ourém, em anos anteriores, “considerando o padrão espaço-temporal e o ‘modus operandi’”.
Fonte da PJ de Leiria disse à agência Lusa que o arguido, “solteiro e sem apoio familiar, vive em casas devolutas ou de pessoas que o acolhem”, fazendo “biscates na construção civil”.
As motivações para os incêndios, que ocorriam entre as 21 horas e as 3 horas, são ainda indefinidas, adiantou a mesma fonte.
O detido, sem antecedentes criminais, irá “aguardar em prisão preventiva o desenrolar do inquérito”.