No passado dia 28 de maio, o município de Castanheira de Pera procedeu à entrega de dez vouchers a dez jovens casais, no âmbito do regulamento de apoio e incentivo à natalidade, através do qual procura “melhorar a qualidade de vida e de desenvolvimento do concelho”.
“O grande desafio, o grande projeto para o nosso concelho é a demografia. Todas as ações que todos os dias empreendemos nas nossas mais variadas iniciativas têm como foco principal reverter o declínio demográfico que ao longo das últimas décadas se tem vindo a acentuar no território”, afirmou o presidente da Câmara, António Henriques, citado em comunicado.
A elaboração e aprovação do Regulamento Municipal para a Concessão de Apoios e Incentivos – Programa “Ver(re)Nascer Castanheira” – é um passo para “a concretização dos objetivos de fixação de pessoas, com consequências que se anteveem positivas para o desenvolvimento do concelho e da sua economia local”, acrescenta.
Recorde-se que os apoios previstos compreendem duas modalidades, uma através de apoio até ao valor máximo de dois mil euros atribuído aos nascimentos ou adoções ocorridas a partir de 1 de janeiro de 2023, concretizado sob a forma de reembolso, mediante a apresentação de faturas/recibos ou documentos equivalentes emitidos com o número de identificação fiscal, de compras que deverão ser realizadas no comércio local.
Depois existe o apoio para a frequência de creche, complementar às medidas que o Governo já implementou, e contempla a cedência de transporte gratuito.