A ETAP – Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal viu aprovado para o próximo ano letivo um número recorde de mobilidades internacionais, no âmbito do programa Erasmus+.
Segundo a escola, o número de participantes pode chegar aos 84, entre alunos e colaboradores, posicionando a ETAP como a escola “com mais mobilidades da região Centro”.
“Este é um marco histórico para a ETAP e um reconhecimento do trabalho consistente desenvolvido ao longo dos anos”, lê-se em comunicado enviado às redações.
Atualmente, são 33 os alunos que estão a realizar mobilidades na Europa: 13 em Bruxelas (Bélgica) e 20 em Leipzig (Alemanha). Nos últimos anos, a escola já promoveu mais de 350 mobilidades em 12 países europeus, entre os quais Suécia, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Áustria e França.
“Estas mobilidades têm envolvido não só alunos, mas também colaboradores, que têm tido a oportunidade de conhecer projetos inovadores noutras instituições europeias, partilhar experiências e recolher boas práticas, com impacto direto na melhoria da qualidade pedagógica e organizacional da escola”, frisa a instituição.
Note-se que o programa Erasmus+ é uma iniciativa da União Europeia que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto na Europa. O programa promove a mobilidade de alunos, professores e profissionais entre países europeus e parceiros.
Através desta iniciativa, os participantes conseguem estudar, estagiar, ensinar ou aprender noutros contextos culturais e educativos, desenvolvendo competências linguísticas, técnicas e pessoais. E também “reforçando o seu crescimento pessoal e a sua empregabilidade futura”.
Para a escola de Pombal, é uma forma dos alunos ficarem “mais preparados, mais conscientes e mais conectados com o mundo”.