Júlio da Piedade Nunes Henriques, o primeiro presidente da Câmara Municipal de Castanheira de Pera após o 25 de Abril de 1974 e antigo governador civil de Leiria, faleceu esta sexta-feira, dia 27, aos 87 anos.
A informação foi dada pela autarquia e pela Federação Distrital de Leiria do Partido Socialista.
Júlio Henriques era natural de Vila Facaia, concelho de Pedrógão Grande, onde nasceu a 31 de março de 1938. Ainda em criança foi viver para Castanheira de Pera, onde permaneceu durante quase toda a sua vida.
Foi presidente da Câmara Municipal de Castanheira de Pera, eleito pelo PS, entre 1976 e 1989, presidente da Assembleia Municipal de Castanheira de Pera de 1994 a 2001. Entre 1995 e 1996 exerceu funções como governador civil de Leiria, tendo sido também deputado na Assembleia da República em três legislaturas, entre 1990 e 1999.
“Figura ímpar na construção da democracia local”, “o seu percurso político e cívico marcou profundamente o concelho, o distrito e o país, deixando um legado de integridade, humanismo e serviço público”, escreve a Federação Distrital do PS, em nota de pesar, lembrando que assumiu “diversas responsabilidades de grande relevo, sempre com espírito de missão, firmeza de convicções e uma inabalável dedicação ao bem comum”.
“Nesta hora de grande tristeza e consternação”, o Município de Castanheira de Pera decretou três dias de luto municipal.