O piloto leiriense João Ferreira foi hoje confirmado como reforço da Toyota Gazoo Racing, equipa sul-africana com a qual vai participar no próximo Rali Dakar, em todo o terreno, em janeiro de 2026, depois de deixar a Mini.
Aos 25 anos, o piloto, que “continua a afirmar-se como uma das maiores promessas do panorama internacional” da modalidade e que terminou a edição deste ano do Dakar na oitava posição entre os automóveis, troca a Mini pela marca japonesa, com o apoio técnico da SVR Racing.
“Esta é uma nova fase na minha carreira e um projeto que representa um grande desafio. A Toyota Gazoo Racing é uma referência nos rally raids, e estou extremamente motivado para crescer dentro desta estrutura”, disse João Ferreira, citado em comunicado. Conta ainda com vários títulos nacionais e internacionais, incluindo as Taças da Europa e do Mundo de Bajas da FIA
Segundo João Ferreira, que mantém Filipe Palmeiro como navegador, o objetivo é claro: “continuar a evolução sustentada que tenho vindo a construir, dar sempre o meu melhor e lutar por vitórias”.
A estreia com a Toyota Hilux T1+ acontecerá já este fim de semana, na Rayton – Bronkhorstspruit 400, prova a contar para o Campeonato Sul-Africano de Rally Raid. Esta será a primeira experiência competitiva com a nova viatura e equipa, num ambiente para adaptação e preparação.
Quanto à estreia internacional está marcada para o final de julho, na Baja Aragón, prova da Taça do Mundo FIA de Bajas.
A equipa SVR Racing conta com vitórias absolutas no Dakar em 2019, 2022 e 2023, através do catari Nasser Al-Attiyah, que conquistou também os títulos do Campeonato do Mundo de Rali Raids (W2RC) em 2022, 2023 e 2024.