Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Desporto

Matilde Nave e Dária Kaminska viajam para a Polónia hoje para disputar Europeu

O primeiro jogo acontece no domingo, a partir das 16 horas, diante da Espanha.

FOTO: Arquivo FPF

Concentrada desde domingo na Cidade do Futebol, a seleção nacional feminina sub19 viaja esta tarde para Varsóvia, na Polónia, país que vai acolher a fase final do Europeu de futebol feminino do escalão, que tem início marcado para domingo, dia 15.

Entre as 20 convocadas, há duas jogadoras com ligações à região, Dária Kaminska, defesa do Sporting, natural da Atouguia da Baleia, Peniche; e Matilde Nave, avançada, natural de Leiria, o que são argumentos mais do que suficientes para acompanhar a prova.

E a chamada ao lote de selecionadas chegou através de Nuno Gomes e Nélson Évora, dois antigos atletas nacionais em futebol e atletismo que participaram num filme com Cândido Costa, lançado nas plataformas da Federação Portuguesa de Futebol, a convocar as atletas.

A jogadora leiriense tem uma quota parte de responsabilidade nesta fase final, é que foi ela, num passe de profundidade, que isolou Neide Guedes que, num remate em esforço, já na cara da guarda redes da Noruega, acabou por fazer a bola entrar na baliza das nórdicas e, com o empate, garantir a qualificação.
Matilde Nave realizou (mais) uma época de afirmação no Sporting, ao ser opção frequente na equipa B e na equipa principal, onde fez um total de 16 jogos, com três golos marcados e uma assistência. Formada na Academia CCMI, em Leiria, Matilde Nave está desde 2020 no Sporting.

Perto de alcançar as 50 internacionalizações, a jovem, de 17 anos, representou ainda por 11 vezes esta temporada as cores da seleção nacional, em jogos de preparação ou qualificação.

E não é caso único neste clube de formação em futebol feminino de Leiria. É que a Academia CCMI tem enviado, praticamente, todos os anos, várias atletas para as seleções nacionais. Francisca Alexandre, Diana leão, Ana Machado, Ariana Monteiro, a que se juntam Matilde Neves, chamada em 2024, e Mariana Costa, internacional em 2025, todas jogadoras formadas em Leiria e que são opção dos técnicos nacionais para as seleções.

Quanto ao Europeu sub19, a formação comandada pela selecionadora Marisa Gomes ficará hospedada em Rzeszow, cidade polaca que será o seu quartel general durante toda a fase de grupos.

Portugal inicia o Campeonato da Europa no domingo, dia 15, às 16 horas, diante da Espanha, campeã em título. O encontro terá lugar na cidade de Mielec. Segue-se um embate com a Inglaterra, no dia 18, à mesma hora, em Tarnobrzeg.

A formação lusa encerrará a fase de grupos frente aos Países Baixos, no dia 21, às 18 horas, novamente em Mielec.

Todos os encontros vão ser transmitidos, em direto, no Canal 11.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.