A Câmara Municipal de Ourém aprovou, na passada segunda-feira, dia 2, a versão final do Regulamento de Atribuição de Incentivos à Fixação de Médicos de Medicina Geral e Familiar no concelho.
De acordo com o documento, os médicos residentes em Ourém vão passar a receber apoio financeiro para suportar despesas com habitação, nomeadamente arrendamento ou comparticipação no crédito à habitação, até ao limite de 400 euros mensais.
Estão igualmente previstas comparticipações para despesas com serviços essenciais como luz, água, gás e internet, até ao montante de 200 euros por mês.
Para os médicos não residentes no concelho, a Câmara aprovou também um apoio mensal até 400 euros, destinado a despesas de deslocação entre o local de residência e a unidade de saúde onde exercem funções. O valor é calculado com base no custo das viagens em transporte pessoal.
O regulamento dita ainda que todos os beneficiários, independentemente da área de residência, recebam automaticamente um cartão de estacionamento gratuito no parque do edifício municipal e passem a ter acesso gratuito aos transportes urbanos de Ourém e Fátima.
Os médicos aposentados e os que iniciam funções pela primeira vez também estão contemplados nestas medidas de apoio.
Com este regulamento, a Câmara pretende “criar melhores condições para a fixação de médicos no concelho” e reforçar as respostas do SNS.