O movimento Vamos Mudar (VM) apresentou as listas com que se recandidata à liderança da Câmara e à Assembleia Municipal das Caldas da Rainha nas próximas eleições autárquicas, onde a grande novidade para este novo ciclo eleitoral é o apoio do Partido Socialista (PS) local, que se junta ao projeto liderado por Vítor Marques, atual presidente da autarquia.
Além do atual presidente, o VM mantém Joaquim Beato e Conceição Henriques no topo da lista de candidatos ao executivo municipal. O primeiro nome indicado pelo PS é Pedro Seixas, que surge como número 4. Os socialistas colocam ainda mais dois nomes, o de Natália Marim em sétimo e o de Miguel Lança, como último suplente. Para a Assembleia Municipal, a lista mantém-se encabeçada por António Curado, do VM, o PS indica nove dos 28 candidatos a deputados municipais.
Na passada quarta-feira, dia 18, na apresentação da lista, o Vamos Mudar afirmou-se como um projeto que “mudou a realidade do concelho” após a vitória eleitoral em 2021, que interrompeu um ciclo de 36 anos de governação do PSD. O movimento de cidadãos defende que trouxe maior eficiência e transparência à gestão camarária, aproximou o município das pessoas e deu um novo impulso ao investimento estratégico.
O apoio do PS surge após um processo de reflexão interna, justificado pela “abertura do Vamos Mudar à colaboração com forças locais” e pela partilha de princípios e objetivos. Num comunicado conjunto, os socialistas afirmam que reconhecem no projeto liderado por Vítor Marques um caminho de modernização, desenvolvimento e coesão social, alinhado com os valores da liberdade, igualdade e solidariedade que norteiam a sua atuação política.
“Independentemente dos ideais políticos, o que nos une é mais do que aquilo que nos separa. O que nos une é Caldas da Rainha”, pode ler-se no documento, que realça que esta aliança visa sobretudo “respostas sensatas, razoáveis, exequíveis e responsáveis” para os desafios do concelho.
A recandidatura do Vamos Mudar assenta em cinco grandes objetivos estratégicos para o novo mandato, que passam por garantir a construção do novo hospital do Oeste num terreno proposto em conjunto pelos municípios das Caldas da Rainha e Óbidos, reforçar a segurança no concelho, consolidar a resposta educativa após a descentralização de competências, dinamizar o termalismo e impulsionar o desenvolvimento económico através da captação de investimento e apoio ao tecido empresarial.
Além de Vítor Marques, já são conhecidas as candidaturas de Hugo Oliveira (AD) e Duarte Raposo (CDU) à Câmara Municipal das Caldas da Rainha nas próximas eleições autárquicas.
Já esta quinta-feira foi conhecido o rosto de quem encabeça a lista à Assembleia Municipal pelo PSD. Fernando Costa, antigo presidente da Câmara de Caldas da Rainha e antigo vereador em Leiria, explicou que é candidato “para dar um contributo sério, empenhado , ativo e positivo para o desenvolvimento do concelho e bem estar dos caldenses, não por interesses partidárias ou pessoais, mas porque sinto que, nunca como hoje, o Concelho precisa da ação de “todos, todos, todos”.
Joel Ribeiro (texto)