Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Autárquicas 2025

Vereador João Paulo Delgado lidera candidatura da CDU à Câmara da Nazaré

O candidato afirmou que o movem nesta candidatura as mesmas questões que tem vindo “a trabalhar ao longo de 20 anos, tendo em conta que a situação socioeconómica da Nazaré, para a maioria das pessoas, agravou-se”.

O vereador João Paulo Delgado vai encabeçar a lista da CDU à Câmara da Nazaré, nas próximas eleições autárquicas, divulgou a concelhia local.

A escolha do candidato, “com mais de 20 anos ao serviço da política na Nazaré”, foi justificada num comunicado da CDU com a convicção de que João Paulo Delgado “une o compromisso, a integridade e a empatia que transformam desafios em oportunidades para todos”.

À agência Lusa, João Paulo Delgado afirmou que o movem nesta candidatura as mesmas questões que tem vindo “a trabalhar ao longo de 20 anos, tendo em conta que a situação socioeconómica da Nazaré, para a maioria das pessoas, agravou-se”.

Entre as questões centrais apontou a necessidade de “dar respostas no plano da habitação, para estancar aquilo que tem sido a saída de muitas famílias” deste concelho por não terem “condições, nem para comprar, nem para arrendar casas”, o que faz com que “a resposta pública da habitação tenha de ser uma realidade e disseminada pelo concelho, designadamente com polos habitacionais em Famalicão, em Fanhais, em Valado dos Frades”.

Aludindo à realidade socioeconómica que “revela que a Nazaré é o concelho do Oeste em que os rendimentos do trabalho são mais baixos”, João Paulo Delgado defendeu que este território “não pode continuar com o desenvolvimento económico assente no turismo, que tem fomentado a sazonalidade e a precariedade no trabalho”.

Além de atribuir ao grupo municipal (câmara, serviços municipalizados e empresas municipais) “a responsabilidade de dar boas condições aos seus trabalhadores”, Delgado quer inverter indicadores estatísticos que colocam a Nazaré como o concelho do Oeste “onde a riqueza está mais concentrada em meia dúzia de famílias e de grandes empresas”.

Algo com “grandes impactos”, quer do ponto de vista sociológico, quer “da democracia, que está a degradar-se a olhos vistos”, disse, aludindo aos resultados das últimas eleições legislativas, em que o Chega foi o partido mais votado no concelho.

Para João Paulo Delgado, é imperativo “desenvolver iniciativas que reforcem a democracia, que apoiem o movimento associativo, projetar a edução para daqui a 10, 20, 30 anos”, bem como exigir “respostas para a saúde ao Governo Central”, para resolver o problema de “centenas e centenas de pessoas sem médico de família”.

João Paulo Delgado, de 47 anos, é licenciado em artes plásticas, pós-graduado em Economia Social e doutorado em Sociologia.

Foi pescador durante 13 anos e formador na área da pesca. Preside, há seis anos, à cooperativa Mútua dos Pescadores.

Foi deputado na Assembleia Municipal da Nazaré e é vereador na autarquia desde 2021.

Além da candidatura da CDU, são já conhecidos na Nazaré os candidatos do Chega (Lúcia Loureiro), do PSD (Serafim António Silva) o do PS (João Formiga).

A Câmara da Nazaré é liderada pelo PS, que nas últimas eleições autárquicas obteve 44,9% dos votos e elegeu o presidente e três vereadores. O PSD, com 28,5% dos votos, elegeu dois vereadores, e a CDU, com 14,2% da votação, elegeu um vereador.

As restantes forças a sufrágio (BE e CDS-PP) não elegeram qualquer elemento para o executivo camarário.

As eleições autárquicas deverão ocorrer entre setembro e outubro.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados