O traçado do TGV, na parte que se prevê venha a atravessar o concelho de Porto de Mós, vai adotar a solução alternativa proposta pelo município.
“Esta decisão representa um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Município de Porto de Mós no âmbito do processo de consulta pública, no qual foi apresentada uma proposta técnica clara, fundamentada e alinhada com os interesses do território”, considera a autarquia em comunicado.
Adiantando ter tomado conhecimento da “emissão de Declaração de Impacte Ambiental (DIA) com decisão favorável condicionada para o projeto da Linha de Alta Velocidade (LAV) entre Porto e Lisboa – Troço Soure/Carregado”, a autarquia de Porto de Mós adiantou que “a solução agora aprovada corresponde à posição técnica defendida pelo Município”.
“A aprovação da solução proposta pelo Município constitui um excelente resultado, assegurando um traçado mais equilibrado e com menores impactes sobre o território do concelho de Porto de Mós”, refere o mesmo comunicado.
Foi em março passado que a autarquia contestou as duas propostas de traçado da linha de alta velocidade existentes, avançando com uma alternativa que, defendia o executivo, terá menos impactos na qualidade de vida da população. O próximo passo no desenvolvimento do projeto será a abertura do concurso internacional para a elaboração do projeto.