Dali se retirou brita durante muitos anos. Até que veio a falência do operador e o abandono. Há uns anos, o município de Ansião adquiriu o sítio onde agora nasce um novo festival: Estratos arranca esta sexta-feira, 11 de julho, para mostrar que espaços esquecidos, como aquele, podem ter um futuro e ser uma mais-valia.
A ideia é de João Forte, que deseja a recuperação da pedreira do Camporês, com quase 8 hectares e perto de três décadas de abandono. A ambição é transformar o sítio “num espaço multifuncional”.
O festival Estratos é o primeiro passo e faz-se de ciência, cultura e música, com curadoria do músico e compositor inglês Paul Johnson. Ele, uma cantora inglesa e cerca de duas dezenas de elementos da comunidade local vão apresentar um espetáculo de duas horas, com surpresas.
Os espetadores também vão ficar a saber mais sobre as características geológicas do sítio. O espetáculo repete no sábado, também às 19h30.
As entradas são limitadas a 50 pessoas por sessão, com inscrições (gratuitas) pelo número 933 124 101.
Após a estreia, a intenção é repetir o Estratos anualmente. “O nome é já com essa intenção”, explica João Forte, admitindo a possibilidade de explorar outras localizações, em Ansião ou na região.
