A Associação Empresarial da Região de Leiria (Nerlei CCI) “não pode ficar parada” perante os “tempos de mudança” que estão a transformar o país e o mundo a uma velocidade inédita, considerou o presidente, Luís Febra, na cerimónia comemorativa do 40.º aniversário da organização.
“Esta cerimónia não é só uma celebração, é também um momento de consciência”, referiu Luís Febra, constatando que “vivemos tempos de mudança, exigentes, nos quais o futuro se escreve mais depressa do que nunca”, em áreas como a inovação tecnológica, transição digital, urgência ambiental e globalização dos mercados, e de instabilidade geopolítica.
Para o presidente da Nerlei CCI, que falava na sexta-feira, dia 27, na sede da associação, em Leiria, “tudo isso está a transformar o tecido empresarial e, por isso, a Nerlei CCI não pode, nem quer, ficar parada”.
Neste contexto, reforçou que a associação “será ainda mais um parceiro de ação, no apoio à formação, à internacionalização, na luta pelas infraestruturas de que a região precisa e por políticas públicas certas para o desenvolvimento”.
“Queremos construir mais pontes entre gerações, mais largas entre as empresas e as universidades, entre a tradição e a inovação, porque o futuro da economia vai depender da capacidade de trabalharmos juntos”, enfatizou Luís Febra.
O presidente da Nerlei CCI agradeceu o trabalho de “todos os colaboradores, direções, técnicos, parceiros e instituições”, considerando que do “empenho e visão dessas pessoas emergiram projetos que são hoje uma referência, na região, no país e até além-fronteiras”, como nos casos da “Startup Leiria e da Leiria Business School”.
“Tenho o privilégio de viver e sentir, em pessoa, o reconhecimento que nos é atribuído e a excelência das relações que mantemos com as mais diversas instituições do país”, disse, destacando a seguir que, sem o trabalho daquelas mulheres e homens, a Nerlei CCI não seria o que é hoje no “apoio de excelência ao desenvolvimento” das empresas.
A cerimónia incluiu homenagens a Frederico Brazão Ferreira (póstuma), ex-presidente da Nerlei CCI e a António Poças, presidente cessante da associação. A distinção NEXXT Company, atribuída pela primeira vez, em ligação com o evento NEXXT Leiria, foi entregue à empresa Tekever.
O Prémio Empresa Sustentável, destinado a associadas com mais de 50 anos de atividade, foi atribuído a Adelino Duarte da Mota (Pombal), Beatriz Godinho Saúde (Leiria); Edilásio Carreira da Silva (Marinha Grande); Iberomoldes (Marinha Grande) Irmade (Ourém), Leiriplás (Leiria), Mendes & Silva (Leiria) e Plásticos IPA (Porto De Mós).