O Partido Socialista (PS) vai candidatar o empresário Fernando Quaresma Gomes à Câmara de Porto de Mós, no distrito de Leiria, com o objetivo de garantir uma estratégia para o concelho.
Fernando Quaresma Gomes disse à agência Lusa que a sua candidatura “é um dever cívico, de quem entende que tem a capacidade para fazer a diferença do bem à comunidade e há muito por fazer”.
O cabeça-de-lista considerou que Porto de Mós “tem um enorme potencial a nível turístico e não há estratégia”.
“Temos monumentos, temos beleza. Porto de Mós poderia ser o brilho da Europa pela sua beleza natural. Um turista que chegue não tem onde ficar. Temos de potencializar o concelho”, sublinhou.
O candidato reforçou que Mira de Aire tem uma das 7 Maravilhas de Portugal (Grutas), recebe entre 200 a 400 mil visitantes por ano e “apenas 2% ficam a dormir no concelho”.
“Isto é não aproveitar um potencial, que poderia ser uma grande fonte de receita”, frisou.
Sendo filho de emigrantes e nascido no Canadá, Fernando Quaresma Gomes compreende a dificuldade de integração das crianças na escola e lamentou a “falta de apoio da autarquia”.
O estado de limpeza do concelho é também apontado como um problema, que se tem vindo a agravar.
Fernando Quaresma Gomes, 40 anos, vive em Mira de Aire e é empresário desde os 23 anos.
“Ao longo do seu percurso profissional, construiu uma carreira sólida e diversificada em vários setores da economia, como a restauração e bebidas, comércio automóvel internacional, com atuação no setor da importação e exportação em diversos mercados europeus, reabilitação urbana e imobiliária”, referiu o PS, numa nota de imprensa.
Segundo o comunicado da Federação de Leiria do PS, o candidato é um “homem de visão e ação” e “conhece profundamente o território”.
“Acredita na valorização dos recursos locais, na atração de investimento inteligente e na criação de oportunidades que fixem talento e estimulem o desenvolvimento”, lê-se na nota.
A sua candidatura representa a “vontade de fazer diferente e melhor, com realismo e proximidade, ouvindo as pessoas e agindo com determinação”.
Nas autárquicas de 2021, o PSD obteve 55,87% dos votos, alcançando quatro mandatos, enquanto o PS tem os outros três.
É também candidato à Câmara de Porto de Mós nas próximas autárquicas, marcadas para o dia 12 de outubro, Jorge Vala (PSD) e Marcos Ramos (IL).