Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Mercado

SEDES defende “reflexão política séria” para combater “as mentiras do espaço público”

O empresário Carlos Conceição é o novo presidente da delegação de Leiria da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social

FOTO: Foto: Joaquim Damâso

O novo presidente da delegação distrital de Leiria da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES) defendeu, durante a tomada de posse, a necessidade de “uma reflexão política isenta, séria e factual” para combater “as mentiras colocadas no espaço público”.

O empresário Carlos Conceição referiu que “a SEDES Leiria compromete-se a intensificar a sua presença junto da comunidade, promovendo iniciativas que estimulem a partilha do conhecimento, o diálogo entre gerações e os diferentes sectores da atividade, apelando ao maior envolvimento dos cidadãos nos processos decisórios”.

Embora reconhecendo que “é cada vez mais difícil envolver pessoas que queiram fazer debates sérios, isentos e com base em factos”, garantiu que a associação tentará “sempre acrescentar outros eixos, reforçar o seu dinamismo, chamar novos intervenientes e protagonistas, e aprofundar o pensamento crítico”.

Para isso, Carlos Conceição, que tomou posse na sexta-feira, dia 18, numa cerimónia que decorreu no Hotel Eurosol & Jardim, em Leiria, pretende envolver “os mais experientes em cada área, aproveitando sempre as suas competências e, não menos importante, a ligação ao nosso país, às nossas pessoas, às nossas empresas e às nossas instituições”.

Na medida em que a SEDES é uma “referência plural no debate social e económico-político em Portugal”, o presidente da delegação de Leiria defendeu que, perante a “quantidade de mentiras que se colocam no espaço público, é muito importante uma reflexão política isenta, séria e factual”.

“Às vezes sofremos tanto por esta falta de esclarecimento e pensamento crítico, para não embarcarmos nas primeiras coisas que nos contam e, antes, para que, de forma crítica e positiva, possamos analisar cada uma das coisas”, destacou.

No mesmo sentido, o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, referiu que “este é o momento mais importante para quem promove a reflexão crítica, pensada e estudada”, numa altura em que “há uma crise muito grande no que diz respeito ao debate político”.

“O debate político assente na moderação corre o risco de desaparecer; o que existe é um debate de políticas assente no ruído, na inquietação, na promoção da indignação”, adiantou o autarca, considerando que “aqueles que conseguirem promover uma reflexão crítica — mas pensada, estudada, refletida — estão a contribuir com um ato de coragem para impedir a degradação do debate político”.

Na perspetiva de Gonçalo Lopes, há “muitas dificuldades em conseguir, no contexto da política moderna, da reflexão política e das políticas, promover um debate assente no estudo, na análise, na reflexão, na contra-argumentação, porque a influência dos 15 segundos do Instagram é dominante na construção do pensamento dos jovens”.

Esta é uma realidade contrária à da SEDES, que tem 55 anos de “reflexão junto daqueles que estudaram, prepararam, investigaram, para pensar Portugal e políticas públicas ou outras”, pelo que o presidente da Câmara de Leiria elogiou o “ato de coragem de todos os que aderem a estas instituições, sendo o momento mais difícil de sempre para o fazer”, porque “existe uma construção da reflexão assente no ruído, na propaganda, no populismo e no extremismo, tanto de esquerda como de direita”.

Na sessão de tomada de posse do presidente da delegação distrital de Leiria da SEDES, foi apresentado o livro “Ambição: Impostos Mais Simples, Melhor Economia” (Almedina), da autoria de Álvaro Beleza, presidente da SEDES, e de Carlos Francisco Alves, vice-presidente da SEDES, seguido de um debate sobre o impacto da fiscalidade na economia e no desenvolvimento de Portugal — temas a abordar na edição de quinta-feira, dia 24, do REGIÃO DE LEIRIA.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados