O serviço Transporte a Pedido em Ourém sofreu uma reformulação este mês com o objetivo de aumentar a sua eficácia e chegar a mais utilizadores.
As novidades foram anunciadas numa conferência de imprensa no passado dia 10 de julho e contemplam o alargamento do serviço a vários níveis.
Segundo a autarquia, o Transporte a Pedido passa agora a funcionar todos os dias úteis da semana e os percursos irão ser reconfigurados “para permitir ligações eficazes entre os lugares e a sede do concelho”. A cobertura do serviço passa a abranger também a zona sul do concelho.
A última alteração prende-se com a reformulação dos horários, de forma a que se adequem “não apenas a deslocações por motivos de saúde, mas também a outras necessidades de mobilidade dos cidadãos”, explica a autarquia.
O presidente da Câmara Municipal, Luís Albuquerque, diz que as alterações foram motivadas pela “fraca adesão registada nos últimos anos”.
“Procurámos melhorar os circuitos que já tinham alguma procura, redimensionar ou alterar os que não tinham qualquer utilização e também alargá-los,” adianta o autarca, realçando a complementaridade com os Transportes Urbanos de Fátima e Ourém (TUFO), que oferece circuitos gratuitos entre Ourém e Fátima.
Trata-se de uma “integração entre serviços que otimiza recursos e melhora a cobertura”, de forma a ir ao encontro das necessidades da população, “tornando o Transporte a Pedido mais atrativo e eficiente”, remata.
Ourém passa agora a dispor de rotas atualizadas, com transporte entre as 8 horas e as 11h30, horários e destinos “baseados nas necessidades dos utentes”.
Quanto à adesão ao serviço, essa continua igual. Basta ligar por telefone para o 800 209 226, entre as 9 e as 15 horas, ou fazer o pedido online em transporteapedido.mediotejo.pt.
Os mapas com os novos percursos e horários podem ser consultados na mesma plataforma digital.