Arte e comunidade é o mote para Fazunchar, o festival de artes que está de volta a Figueiró dos Vinhos entre este sábado e 24 de agosto. O fim de semana “gordo” está reservado para os dias 22 a 24 de agosto mas, até lá, há vários motivos de interesse nesta sétima edição do festival, criado para tornar a Figueiró dos Vinhos um palco vivo.
Se lá para o final chegam os destaques, como o concerto de A Garota Não e a apresentação das obras finais criadas nesta edição – destaque para a peça de Bordalo II -, nestes primeiros dias há outras descobertas a fazer.
Desde logo, a partir de sábado, revela-se o trabalho de Raquel Belli, que mostra no Museu e Centro de Artes a arte de entrelaçar fotografias, com resultados surpreendentes. A artista recria o espólio fotográfico da região numa instalação que convida a refletir sobre a memória coletiva e os afetos do território.
Os trabalhos de arte pública dos artistas convidados arrancam na segunda-feira, tal como as residências artísticas: Ricardo Azevedo vai fazer uma música e um videoclipe com alunos do Agrupamento de Figueiró dos Vinhos (o resultado é revelado na noite de 22 de agosto); Sérgio F. Godinho vai desenvolver uma intervenção literária em Arega, Vilas de Pedro e Figueiró dos Vinhos; e Inês Fouto criará uma visita encenada com a comunidade, a apresentar no dia 23 (11h). No início da próxima semana haverá oficinas de teatro, visitas guiadas para crianças e workshop para os mais novos com Robert Panda.
O festiva cruza arte urbana, escultura, música, escrita, vídeo, fotografia, artes performativas, oficinas e contará, como novidade, com um mercado de autor.
Entre os convidados, além de A Garota Não e da intervenção de Bordalo II, Robert Panda fará uma escultura e Daniela Guerreiro e Restless vão pintar novos murais. Na música, Figueiró recebe ainda dj Kwan, La Folie & djs An Alpha Betos e Pedro Carvalhosa e James O’Reilly.

Primeiros destaques
16 de agosto
Raquel Belli inaugura exposioção no Museu e Centro de Artes (15h)
18 de agosto
Início das pinturas murais e trabalho de escultura
20 de agosto
Oficina de teatro com Inês Foito (10h) e visitas guiadas para crianças (10h e 14h30)
21 de agosto
Oficina de teatro (10h) com Inês Foito e workshop de pintura em peça tridimensional, para crianças, com Robert Panda
Todas as atividades têm entrada livre. O festival prossegue até dia 24 de agosto. Programação completa em www.fazunchar.pt
