Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Autárquicas 2025

CDU candidata Carlos Luz à Câmara de Óbidos

Uma das preocupações do candidato prende-se com as questões de saúde no território, onde “mais de 90% dos obidenses não têm médico de família”.

FOTO: CMO

A CDU (PCP-PEV) vai candidatar à Câmara de Óbidos o professor reformado Carlos Luz, que defende para este concelho diferentes políticas de saúde, ordenamento do território e turismo, disse à agência Lusa.

O antigo professor de educação física, que se radicou no concelho há cinco anos, encontrou “preocupações muito significativas” que o desafiam a propor-se liderar um executivo “que tome medidas mais concretas nas diversas dimensões”.

A primeira prende-se com as questões de saúde no território, onde “mais de 90% dos obidenses não têm médico de família” e a falta de respostas que se estende, além do centro de saúde local, “ao Hospital das Caldas da Rainha [que abrange o concelho de Óbidos], sem condições para responder condignamente às necessidades dos utentes e dos profissionais de saúde”.

A autarquia de Óbidos “tem de ter uma posição firme junto do Ministério da Saúde, para que haja aqui uma intervenção urgente, e não ficar à espera que seja feito um novo hospital daqui a 20 ou 30 anos”, defendeu o candidato.

Carlos Luz apontou também como prioridades novas políticas de ordenamento do território na zona envolvente da Lagoa de Óbidos, “uma área em leito de cheia, onde as arribas estão a fragmentar-se e a desmoronar com frequência, com o Plano Diretor Municipal em revisão há vários anos, a permitir a construção demasiado próximo das arribas”.

Além de considerar que “a Câmara tem de exigir medidas concretas no âmbito do Plano de Ordenamento da Orla Costeira”, para diminuir a pressão sobre a envolvente da Lagoa de Óbidos, o candidato defende a classificação deste ecossistema como paisagem protegida de âmbito regional.

Entre as críticas apontadas ao atual executivo, liderado pelo PSD, o comunista contesta a aposta “num turismo muito seletivo, muito orientado para o golfe, para o ‘kitesurf’ e para atividades que não são para a população de Óbidos”. Por outro lado, o concelho, sublinha, “não está preparado para responder ao nível de saneamento e de recolha de resíduos urbanos”.

Este “turismo virado para camadas altas levanta problemas para os habitantes do concelho, que não conseguem alugar casas a preços razoáveis”, critica Carlos Luz, que discorda igualmente da forma como são geridos os eventos na vila de Óbidos.

“Há uma empresa municipal [a Óbidos Criativa] que gere os eventos e adjudica muitos serviços em ‘outsourcing’, ao invés de se criarem postos de trabalho para os moradores e contribuir para o desenvolvimento económico do concelho”, criticou o candidato, adiantando que, se for eleito, pretende “deslocalizar parte das iniciativas dos grandes eventos da vila para as freguesias”.

Carlos Luz, de 74 anos, é militante do PCP desde 1975 e atual líder da Concelhia local do partido.

Foi autarca em Loures, no distrito de Lisboa, onde foi eleito para a Assembleia Municipal e para a vereação.

A Câmara de Óbidos é liderada pelo PSD, que em 2021 elegeu o presidente e três vereadores para o executivo, no qual o PS conta com três vereadores.

No concelho foram já apresentadas as candidaturas de Carlos Pinto Machado (CDS-PP), Paulo Gonçalves (PS) e Adélia Claudino Araújo (Chega).

As eleições autárquicas estão marcadas para o dia 12 de outubro.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados