A Coligação Democrática Unitária (CDU) candidata nas próximas eleições autárquicas à presidência da Câmara de Porto de Mós, no distrito de Leiria, Telmo Cipriano, chefe pasteleiro de 56 anos.
“Aceitei [concorrer] para mostrar que, embora seja pasteleiro, também podemos concorrer, é um direito que nós temos e para mostrar que não são só os doutores que concorrem”, afirmou à agência Lusa Telmo Cipriano, militante do Partido Comunista Português que, com o Partido Ecologista Os Verdes, forma a CDU.
Residente em Pedreiras, concelho de Porto de Mós, o candidato foi, nas últimas autárquicas, em 2021, candidato da CDU a esta freguesia.
“Convidaram-me e achei por bem o desafio”, disse o cabeça de lista da CDU.
Sobre as prioridades do programa eleitoral com o qual se vai apresentar a sufrágio, Telmo Cipriano remeteu para momento posterior a divulgação, mas salientou que “alguma coisa faria, alguma coisa melhoraria”.
Questionado sobre o estado do concelho, o candidato da CDU reconheceu que “muita coisa tem sido feita e muita há por fazer”.
“O concelho de Porto de Mós está entre os melhores concelhos do país, portanto, estamos no bom caminho. Eu gostava que chegássemos ao melhor concelho do país e não falta muito, porque, realmente, estamos a ficar já com bastantes condições”, declarou.
Para Telmo Cipriano, aumentar a votação da CDU é um objetivo.
“Se conseguisse ficar em segundo já não seria muito mau, já poderia eleger alguém e isso era muito bom”, referiu.
Reconhecendo que aquela é uma tarefa difícil, o candidato acrescentou ter “boas intenções em melhorar e em fazer melhor”.
Nas autárquicas de 2021, o PSD alcançou quatro mandatos, enquanto o PS tem os outros três.
Nas eleições do dia 12 de outubro, o atual presidente, Jorge Vala, é recandidato ao terceiro e último mandato.
São também cabeças de lista Fernando Gomes (PS), Marcos Ramos (IL) e Licínio Ferraria (Chega).