O presidente da Concelhia do Chega de Peniche, Thiago Felgueiras, é o cabeça-de-lista do partido a esta câmara municipal, disse hoje o próprio, depois da desistência da advogada independente Paula Bulhões.
“A minha aspiração nunca foi ser presidente da câmara, mas, devido às circunstâncias (…), a candidatura surge pelo dever de não deixar o partido sem candidato”, afirmou Thiago Felgueiras à agência Lusa.
Nas suas redes sociais, o partido chegou a anunciar a advogada Paula Bulhões como cabeça-de-lista à Câmara Municipal de Peniche, mas a independente veio a desistir na semana passada.
Num comunicado divulgado nas redes sociais, Paula Bulhões alegou que a Concelhia do partido “decidiu alterar as condições” que a levaram a aceitar ser cabeça-de-lista.
“Incompatibilizámo-nos ideologicamente”, disse, por seu turno, o presidente da Concelhia e agora candidato à Câmara.
Após diálogo entre a estrutura concelhia de Peniche e “a até então candidata à câmara Municipal não foi possível alcançar o entendimento necessário para a continuação da candidatura”, refere um comunicado da Concelhia, apontando para “diferenças estratégicas e de visão política” com a candidata.
“Apesar de não ser de Peniche, desde pequeno que venho para Peniche passar férias, sempre vi esta terra com um enorme potencial e, com a minha veia empresarial e empreendedora, quero contribuir para o desenvolvimento do concelho”, disse o candidato Thiago Felgueiras.
O cabeça-de-lista pretende tudo fazer para defender a construção de uma “doca transatlântica para atracar navios de grande porte”, sejam navios de cruzeiros, de transporte de contentores ou de pesca, “para combater a sazonalidade, aumentar a oferta de emprego e dinamizar a economia”.
Outras prioridades passam por implementar um programa de incentivo à natalidade no concelho e por contribuir para a melhoria das condições de saúde, defendendo a manutenção da urgência básica aberta e a garantia de médicos no concelho.
Na corrida eleitoral à câmara municipal, espera “capitalizar os votos do partido nas últimas legislativas, aumentar a votação e ganhar com maioria absoluta”.
Se for eleito presidente, quer abdicar do seu salário e doá-lo em prol de causas sociais, de desportistas de alto rendimento ou de estudantes carenciados.
Além do Chega, concorrem à presidência da Câmara Municipal de Peniche Ângelo Marques (PS), João Neves (CDU), Filipe Matos Sales (PSD) e Fernando Lino (Livre), de acordo com as listas autárquicas afixadas no tribunal local.
António Pelerito anunciou ser cabeça-de-lista do CDS-PP à Câmara Municipal, mas desistiu.
A Câmara de Peniche é presidida desde 2017 pelo independente Henrique Bertino (Grupo Cidadãos Eleitores por Peniche), que anunciou que não se recandidata ao cargo.
Nas últimas eleições autárquicas, os independentes elegeram dois elementos, o PS e o PSD outros dois cada um e a CDU um.