Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Marinha Grande

Levantada interdição a banhos na Praia da Vieira na Marinha Grande

Na tarde de quinta-feira, a Praia da Vieira foi interditada a banhos depois de análises terem indicado contaminação. Novas análises levantaram a proibição esta sexta-feira.

FOTO: Arquivo

Voltou a acontecer. A interdição a banhos da Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, foi hoje levantada, após análises terem revelado conformidade para o uso balnear, disse à agência Lusa fonte da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Na tarde de quinta-feira, a Praia da Vieira foi interditada a banhos depois de análises terem indicado contaminação, segundo o Departamento de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria.

Após novas análises, o delegado de saúde regional do Centro determinou esta sexta-feira à tarde o levantamento da interdição da prática balnear naquela praia, com efeitos imediatos.

Esta foi a segunda vez este mês que a Praia da Vieira esteve interditada a banhos.

A primeira ocorreu na sequência de uma avaria, registada no dia 12, na estação elevatória de Monte Real, no concelho de Leiria, que obrigou à descarga de milhares de metros cúbicos de efluentes não tratados para o rio Lis, que desagua na Praia da Vieira, e em valas de rega.

A APA estimou que entre 20 mil e 25 mil metros cúbicos de esgoto bruto foram lançados ao rio Lis, segundo o seu presidente, Pimenta Machado, que classificou o acidente como “grave, com implicações graves”, para o rio Lis e a Praia da Vieira.

A avaria naquela estação, infraestrutura da responsabilidade da Águas do Centro Litoral (AdCL), ficou ultrapassada na madrugada de dia 14 e a interdição a banhos na Praia da Vieira foi levantada dois dias depois.

Na ocasião, o Município de Leiria desaconselhou atividades no troço do rio Lis a jusante de Monte Real, como captações para rega, banhos e pesca.

Na quinta-feira, o presidente do Conselho de Administração da AdCL, Alexandre Tavares, pediu a demissão.

A Águas do Centro Litoral tem a concessão, por um período de 30 anos, até 2045, da exploração e da gestão do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Centro Litoral de Portugal.

Esta é uma sociedade constituída em 2015 e participada pela Águas de Portugal, SGPS, SA e por 29 municípios distribuídos pelos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Porto e Santarém, servindo uma área geográfica de 5.485 quilómetros quadrados.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.