O posto de carregamento de automóveis elétricos da Tesla em Fátima foi vandalizado, tendo sido cortado os cabos de boa parte dos carregadores disponíveis, presumivelmente para furto do cobre.
Na madrugada da ontem, segunda-feira, vários carregadores ficaram inoperacionais, naquele que é um dos maiores postos de carregamento da Tesla do país, recentemente expandido.
Num post na rede social X, o Tesla Club Portugal deu conta do sucedido e que já tinha sido, igualmente, reportado em grupos de utilizadores de automóveis elétricos. “Todos os cabos dos stalls V2 [nota de redação: carregadores de segunda geração] e os stalls V4 (8a, 8b, 8c, 8d, 9a, 9b) [de quarta geração] foram cortados e roubados”, aponta a publicação.
“Suspeita-se que os ladrões foram interrompidos. As imagens captadas por as câmaras de vigilância já instaladas no local estão a ser analisadas”, refere também o mesmo post.
Já este mês, a Tesla tinha anunciado a expansão do posto que passa de 14 para 32 tomadas de carregamento, bem como a possibilidade de todos os carregadores passarem a ser adotados por todos os utilizadores de veículos elétricos.
Um total de “12 stalls V4 continuam operacionais e seguros para uso”, refere o Tesla Club Portugal, adiantando igualmente que a “Tesla está a trabalhar para repor os cabos ASAP, superando a média de resolução da rede pública”. É ainda revelado que as autoridades foram acionadas e que “novos meios de vigilância serão implementados”.