Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Porto de Mós

Barrenta espera 700 artistas no Encontro de Tocadores de Concertina

Além de centenas de tocadores de norte a sul do país que vão atuar nos palcos instalados no recinto, esperam-se atuações espontâneas pelas ruas e largos da Barrenta, no concelho de Porto de Mós.

FOTO: Arquivo

Mais de 700 músicos são esperados na 24.ª edição do Encontro Nacional de Tocadores de Concertina, no dia 27, na Barrenta, aldeia do concelho de Porto de Mós, no distrito de Leiria, anunciou a organização.

Com apenas 38 habitantes, a aldeia localizada no coração do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros volta a transformar-se por um dia, recebendo milhares de visitantes e tocadores de concertina de todo o país.

O Centro Cultural da Barrenta, que organiza o evento, espera “cerca de 20 mil visitantes” nesta edição, de “um evento único em Portugal e no mundo”.

“Mais do que uma festa, trata-se de um movimento cultural que nasceu há mais de duas décadas do sonho de salvar a concertina – instrumento outrora em risco de cair no esquecimento – e que hoje ecoa como símbolo de identidade, resistência e partilha”, salienta a organização em comunicado.

Em 2025 espera-se a maior edição de sempre, com sete centenas de participantes no encontro que, em 2001, começou com apenas 40 tocadores. Em 2024, mais de 600 tocadores compareceram à chamada.

“A Barrenta volta a transformar-se no maior palco da música tradicional portuguesa”, antecipam os responsáveis do Centro Cultural, que caracterizam a aldeia como “epicentro da música tradicional e referência na preservação do património imaterial português”.

Além de centenas de tocadores de norte a sul do país que vão atuar nos palcos instalados no recinto, esperam-se atuações espontâneas pelas ruas e largos da Barrenta, onde decorrerá também uma feira de produtos regionais e mostra gastronómica.

Famosos já são também os cantares ao desafio, que “celebram a tradição oral portuguesa” e surgem também de forma livre pelos espaços da aldeia durante o encontro.

“O 24.º Encontro Nacional de Tocadores de Concertina é mais do que um evento: é a prova viva de que uma pequena aldeia pode inspirar um país inteiro”, conclui a organização.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.