Uma plateia constituída por especialistas, representantes políticos, empresários e autarcas reúne-se em Leiria, na quinta-feira, dia 25, para analisar e apresentar soluções para um dos maiores problemas sociais do país: a habitação.
Promovida pelo REGIÃO DE LEIRIA, a conferência “Habitação: diagnóstico e soluções” tem lugar no Hotel Eurosol, a partir das 14h30, reunindo diferentes perspetivas sobre causas, consequências e alternativas para enfrentar este desafio.
O arranque dos trabalhos fica a cargo de Fernando Santo, antigo bastonário da Ordem dos Engenheiros, com a intervenção “As causas da crise da habitação”. Segue-se a análise de Ricardo Guimarães, diretor da revista Confidencial Imobiliário, que apresenta uma leitura da realidade do distrito de Leiria, onde os preços elevados e a escassez de oferta dificultam o acesso à habitação.
As autarquias também têm voz neste debate, através de João Barroso Soares, antigo presidente da Câmara de Lisboa, que abordará políticas locais e medidas de proximidade capazes de aliviar a pressão habitacional.
Noutro momento da conferência participam os eurodeputados Isilda Gomes e Sebastião Bugalho, membros da Comissão Especial sobre a Crise da Habitação da União Europeia, que darão testemunho sobre o enquadramento europeu do problema.
Após a pausa para café, a atenção vira-se para a construção industrializada, apresentada como alternativa para acelerar a disponibilização de habitação. A mesa-redonda, moderada por Sandra Macedo, arquiteta e responsável pelo Departamento de Planeamento da Câmara de Leiria, contará com Pedro Carvalho (NOV Construções), Luís Pouseiro (Vigobloco), Jorge Balsas (Transfor) e José Manuel Gregório (Fractus).
Segue-se um debate sobre a visão dos promotores e proprietários, moderado por Francisco Rebelo dos Santos, diretor do REGIÃO DE LEIRIA, com a participação de João Paulo Sobreira (Remax Grupo Visão) e Jaime Grosso (Imogrosso).
As conclusões serão apresentadas por Fernando Santo, antes do encerramento da conferência, a cargo da secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa.
A inscrição na conferência é gratuita e pode ser feita através de formulário online, do email marketing@regiaodeleiria.pt ou pelo telefone 244 819 950.
Programa
14h30 – Receção aos participantes
14h45 – Boas-vindas – Francisco Rebelo dos Santos, diretor do REGIÃO DE LEIRIA
15h00 – As causas da crise da habitação – Fernando Santo, antigo bastonário da Ordem dos Engenheiros
15h25 – A situação no distrito de Leiria – Ricardo Guimarães, diretor da revista Confidencial Imobiliário
15h45 – As respostas das autarquias – João Barroso Soares, antigo presidente do Município de Lisboa
16h10 – Testemunhos dos eurodeputados – Isilda Gomes e Sebastião Bugalho, membros da Comissão Especial sobre a Crise da Habitação na UE
16h15 – Pausa para café
16h30 – O contributo da construção industrializada
Mesa-redonda: Sandra Macedo – arquiteta e diretora do departamento da CM Leiria; Pedro Carvalho – administrador da NOV Construções; Luís Pouseiro – diretor de Operações da Vigobloco; Jorge Balsas – diretor Geral da Transfor Indústria, do Grupo Transfor; José Manuel Gregório, fundador da Fractus
17h15 – A visão dos promotores e proprietários
Mesa-redonda: Francisco Rebelo dos Santos – moderador, diretor do REGIÃO DE LEIRIA; João Paulo Sobreira – administrador da Remax Grupo Visão; Jaime Grosso – administrador da Imogrosso
17h45 – Conclusões e proposta de soluções – Fernando Santo, antigo bastonário da Ordem dos Engenheiros
18h10 – Encerramento – Patrícia Gonçalves Costa, secretária de Estado da Habitação
(Atualização no dia 23 de setembro de 2025, pelas 20 horas, com atualização do programa da conferência)