Numa aldeia fictícia, a irresponsabilidade e a indiferença conduzem a situações absurdas e perigosas, que facilmente propiciam a ocorrência de fogos florestais. É assim “Sob a terra”, a peça do Leirena que tem viajado pelo país, alertando para fatores na origem de incêndios e para a necessidade urgente de mudar comportamentos de risco.
Esta terça-feira, dia 30 de setembro, às 21h30, “Sob a terra” é apresentado em Leiria, no Jardim da Almuinha Grande. A entrada é gratuita, mas a companhia de teatro convida o público a contribuir com donativos. O espetáculo é apresentado “com o objetivo de angariar fundos a doar diretamente aos Bombeiros [Voluntários de Leiria], numa homenagem à sua coragem e dedicação no combate aos incêndios”, acrescenta o Leirena.
“Queremos, através da arte, agradecer e apoiar aqueles que estão na linha da frente do combate
aos incêndios. Este espetáculo é uma homenagem, mas também um apelo à responsabilidade
coletiva na prevenção e proteção das nossas florestas”, afirma Frédéric da Cruz Pires, diretor artístico do Leirena.
Com dramaturgia de Luís Mourão e encenação de Frédéric da Cruz Pires, este é um espetáculo com sonoplastia e música de Surma e desenho digital de Nuno Viegas – ambos os artistas interagem em tempo real com os atores.
Criado pelo Leirena em coprodução com a AGIF – Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais e Ministério da Cultura, “Sob a terra” percorreu já 67 localidades em todo o país, levando a mensagem de sensibilização a milhares de espectadores. Para o biénio 2025/26 estão agendadas 17 apresentações.