Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Caldas da Rainha

Jazz em destaque no Centro Cultural das Caldas da Rainha na programação até ao fim do ano

São três concertos em outubro e dois em novembro, que levam a palco ”o melhor do jazz português e o sabor do jazz americano”.

O projeto Impermanência(s), da Orquestra de Jazz do Hot Clube Portugal, passa pelo CCC no dia 11 de outubro

Os Dias do Jazz marcam o cartaz do Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha no último trimestre do ano, numa programação que passa ainda pelo teatro, dança, residências artísticas, stand up comedy e exposições.

O CCC destaca, na sua programação cultural para os últimos três meses do ano, o ciclo Dias do Jazz, com três concertos em outubro e dois em novembro que levarão ao palco ”o melhor do jazz português e o sabor do jazz americano”.

O programa divulgado na semana passada pelo CCC integra, no sábado, dia 27, um concerto warm up com Michelle David& The True-Tones (Estados Unidos da América).

Em outubro o ciclo arranca com os portugueses Solaris Quarteto (dia 9) e segue com o Eixo do Jazz – EJE em 8teto (Portugal e Espanha), no dia 10. O mês fecha com o projeto Impermanência(s) da Orquestra de Jazz do Hot Clube Portugal, no dia 11.

O Sexteto Jazz de Lisboa é a proposta para 7 de novembro, e a fechar o ciclo, no dia seguinte, a americana Dena DeRose.

O programa dos Dias do Jazz contempla ainda jam sessions, atividades de jazz nas escolas e outros estabelecimentos, assim como diversas atividades paralelas, divulgou o CCC em comunicado.

Na área do teatro sobem ao palco o “Teatro Paraíso”, pelo Trigo Limpo (ACERT), no dias 01 e 02 de outubro e, no dia 04, “Pagar?! Aqui, Ninguém Paga!”, pelo Teatro dos Aloés, numa parceria com o Teatro da Rainha, companhia residente neste concelho do distrito de Leiria.

Ainda em outubro será apresentada, no dia 30, a peça, “Os Brincos À Ronaldo e Outras Histórias”, de Alexandre Sampaio e, em novembro, no dia 15, “Cárcere”, do brasileiro Vinícius Piedade.

A Stand Up Comedy faz parte do cartaz a 18 e 19 de outubro, com Bumba na Fofinha a apresentar o espetáculo “Sombra”, “já com duas sessões esgotadas e uma terceira também quase esgotada”, informou o CCC.

A pianista e cantora americana Dena DeRose já atuou em algumas das mais prestigiosas salas de espetáculo do mundo

No ciclo de cinema, todo em português, o CCC exibe, até dezembro, os filmes “O Palácio dos Cidadãos”, de Rui Pires, “Mississipis”, de António-Pedro, “Vida Luminosa”, de João Rosas, “Lindo”, de Margarida Gramaxo, e “On Falling”, de Laura Carreira.

O espetáculo de Dança “Hashtag#Free”, pelo Quorum Dance Company, previsto para o dia 25 de outubro, foi adiado para 2026, “por motivos de saúde de um elemento da companhia”, informou o CCC, que, no capítulo da dança apresenta, no dia 08 de dezembro, o bailado clássico “Quebra-Nozes”, de Tchaikovsky, uma produção da Classic Stage e, no dia 17, “Maximum Impact”, da RiSa Dance School.

O festival Impulso regressa ao CCC, no dia 17 de outubro, com o ‘workshop’ “Silêncio”, por Sílvia Mendonça, e uma residência artística com Llama Virgem, nos dias 20 e 21 de novembro.

No âmbito das comemorações dos 500 anos da morte da Rainha D. Leonor, realce para o concerto “In Memoriam”, da Orquestra Clássica Metropolitana (16 de novembro).

A música segue no dia 11 de dezembro com o Concerto de Natal da Banda Sinfónica do Exército.

De 15 de novembro a 28 de dezembro, o CCC terá patente a exposição “Não Navega, Cavalga”, sobre os 100 anos do caldense José Tanganho e, no átrio, “Retrato da Industrialização e Indústria Contemporânea em Portugal”.

O Serviço Educativo tem várias atividades marcadas para o mês de dezembro, com destaque para “Papi Opus 7”, da Companhia de Música Teatral, no dia 13.

Para o diretor artístico do CCC, Mário Branquinho, esta programação “fecha um ciclo” e “lança pontes para o futuro”, seguindo “no caminho de organização e planeamento, comunicando simultaneamente com o público, explorando diferentes formas de arte, criando sequências temáticas e oferecendo experiências ricas e coesas, na construção de uma identidade própria, que se consolida e renova a cada passo”, conclui o comunicado.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.