Os Dias do Jazz marcam o cartaz do Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha no último trimestre do ano, numa programação que passa ainda pelo teatro, dança, residências artísticas, stand up comedy e exposições.
O CCC destaca, na sua programação cultural para os últimos três meses do ano, o ciclo Dias do Jazz, com três concertos em outubro e dois em novembro que levarão ao palco ”o melhor do jazz português e o sabor do jazz americano”.
O programa divulgado na semana passada pelo CCC integra, no sábado, dia 27, um concerto warm up com Michelle David& The True-Tones (Estados Unidos da América).
Em outubro o ciclo arranca com os portugueses Solaris Quarteto (dia 9) e segue com o Eixo do Jazz – EJE em 8teto (Portugal e Espanha), no dia 10. O mês fecha com o projeto Impermanência(s) da Orquestra de Jazz do Hot Clube Portugal, no dia 11.
O Sexteto Jazz de Lisboa é a proposta para 7 de novembro, e a fechar o ciclo, no dia seguinte, a americana Dena DeRose.
O programa dos Dias do Jazz contempla ainda jam sessions, atividades de jazz nas escolas e outros estabelecimentos, assim como diversas atividades paralelas, divulgou o CCC em comunicado.
Na área do teatro sobem ao palco o “Teatro Paraíso”, pelo Trigo Limpo (ACERT), no dias 01 e 02 de outubro e, no dia 04, “Pagar?! Aqui, Ninguém Paga!”, pelo Teatro dos Aloés, numa parceria com o Teatro da Rainha, companhia residente neste concelho do distrito de Leiria.
Ainda em outubro será apresentada, no dia 30, a peça, “Os Brincos À Ronaldo e Outras Histórias”, de Alexandre Sampaio e, em novembro, no dia 15, “Cárcere”, do brasileiro Vinícius Piedade.
A Stand Up Comedy faz parte do cartaz a 18 e 19 de outubro, com Bumba na Fofinha a apresentar o espetáculo “Sombra”, “já com duas sessões esgotadas e uma terceira também quase esgotada”, informou o CCC.

No ciclo de cinema, todo em português, o CCC exibe, até dezembro, os filmes “O Palácio dos Cidadãos”, de Rui Pires, “Mississipis”, de António-Pedro, “Vida Luminosa”, de João Rosas, “Lindo”, de Margarida Gramaxo, e “On Falling”, de Laura Carreira.
O espetáculo de Dança “Hashtag#Free”, pelo Quorum Dance Company, previsto para o dia 25 de outubro, foi adiado para 2026, “por motivos de saúde de um elemento da companhia”, informou o CCC, que, no capítulo da dança apresenta, no dia 08 de dezembro, o bailado clássico “Quebra-Nozes”, de Tchaikovsky, uma produção da Classic Stage e, no dia 17, “Maximum Impact”, da RiSa Dance School.
O festival Impulso regressa ao CCC, no dia 17 de outubro, com o ‘workshop’ “Silêncio”, por Sílvia Mendonça, e uma residência artística com Llama Virgem, nos dias 20 e 21 de novembro.
No âmbito das comemorações dos 500 anos da morte da Rainha D. Leonor, realce para o concerto “In Memoriam”, da Orquestra Clássica Metropolitana (16 de novembro).
A música segue no dia 11 de dezembro com o Concerto de Natal da Banda Sinfónica do Exército.
De 15 de novembro a 28 de dezembro, o CCC terá patente a exposição “Não Navega, Cavalga”, sobre os 100 anos do caldense José Tanganho e, no átrio, “Retrato da Industrialização e Indústria Contemporânea em Portugal”.
O Serviço Educativo tem várias atividades marcadas para o mês de dezembro, com destaque para “Papi Opus 7”, da Companhia de Música Teatral, no dia 13.
Para o diretor artístico do CCC, Mário Branquinho, esta programação “fecha um ciclo” e “lança pontes para o futuro”, seguindo “no caminho de organização e planeamento, comunicando simultaneamente com o público, explorando diferentes formas de arte, criando sequências temáticas e oferecendo experiências ricas e coesas, na construção de uma identidade própria, que se consolida e renova a cada passo”, conclui o comunicado.