O cabeça-de-lista da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara de Leiria nas eleições autárquicas, Paulo Ventura, propôs hoje a criação do metro ligeiro de superfície e a deslocalização da prisão-escola para outro concelho.
“Leiria merece mais mobilidade e, por isso, queremos investimento em intermodalidade com o nosso projeto de metro ligeiro de superfície para Leiria, que irá revolucionar o modo como as pessoas se movem no concelho”, afirmou Paulo Ventura, na apresentação da candidatura com o lema “Leiria merece mais”.
Nesta área, o candidato, de 42 anos, defendeu ainda “mais e melhor Mobilis [transportes urbanos de Leiria] com mais linhas, mais frequências e melhores autocarros”, assim como mais ciclovias e “condições de segurança para que as pessoas possam usufruir do espaço público quando circulam a pé”.
O cabeça-de-lista salientou que “Leiria merece mais habitação”, com a candidatura a preconizar “processos de licenciamento camarários mais transparentes e mais rápidos”, e “projetos pré aprovados para determinadas tipologias” em “determinadas áreas do concelho de acordo com o PDM [Plano Diretor Municipal]”.
Paulo Ventura referiu também a redução da “burocracia para o licenciamento das casas modulares e pré-fabricadas” e do Imposto Municipal sobre Imóveis, realçando a deslocalização do Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens, conhecido como prisão-escola, para outro concelho, de forma a ser criada “mais habitação estudantil, para libertar mais habitação para as famílias leirienses”.
Na área ambiental, o candidato assegurou, entre outros aspetos, que a IL vai “exigir junto do Governo a construção de uma incineradora de resíduos na região Centro”, além de pugnar por “mais eficiência na gestão da água com recurso às novas tecnologias” e “acesso a saneamento em todo o concelho”.
Destacando que “Leiria merece mais saúde e mais segurança”, o cabeça-de-lista quer mais efetivos na PSP e GNR, e “mais profissionais de saúde, para que não existam serviços de urgência fechados” e para que toda a população tenha médico de família.
Já ao nível do emprego, Paulo Ventura garantiu que a IL vai “desenvolver políticas para atrair mais investimento estrangeiro, mais empresas internacionais que tragam outro tipo de emprego”, mais qualificado para a “geração mais qualificada de sempre”.
“Para isso, é necessário aproveitar a oportunidade da alta velocidade e criar um parque empresarial que atraia a instalação de centros de serviços partilhados e de empresas tecnológicas”, prosseguiu, referindo a necessidade de aproveitar “todo o conhecimento existente em Leiria na área de inteligência artificial e desenvolver o conceito ‘Leir.IA’” com várias entidades.
Por outro lado, apontou a necessidade de apoiar o comércio tradicional e a redução da taxa de participação do município no IRS.
O candidato acrescentou que o programa político da IL “está voltado para o presente, mas em especial” para os jovens, e é uma “visão para uma Leiria moderna, europeia, preparada para o futuro”.
Já a líder da Iniciativa Liberal, Mariana Leitão, reconheceu que as autárquicas são um “enorme desafio” e um “momento decisivo” para o partido, pois chegou a hora de provar, também no poder local, que “a política pode ser feita de outra forma”.
“As autárquicas não são apenas eleições municipais, são a oportunidade de levar a liberdade, a transparência e a competência a cada concelho, a cada freguesia”, declarou, considerando que o país está cansado de ver autarquias “transformadas em máquinas de clientelas, favores e desperdício”.
Agradecendo aos candidatos (em Leiria a IL concorre também à Assembleia Municipal e a seis assembleias de freguesia), Mariana Leitão acrescentou que a IL quer mostrar que existe outra forma de fazer política, “clara, transparente, exigente e ao serviço das pessoas”.
São também cabeças de lista à Câmara de Leiria nas autárquicas de 12 de outubro Sofia Carreira (PSD), Luís Paulo Fernandes (Chega), Branca Matos (CDS-PP), Nuno Violante (CDU), José Peixoto (coligação Avançar Leiria, que junta BE, Livre e PAN), Gonçalo Lopes (PS) e Nuno Henriques Barroso (ADN).