Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Marinha Grande

Mindfulness na escola do Engenho para criar ambiente mais sereno na sala de aula

Entre os benefícios associados a esta prática destacam-se a promoção da integração coletiva e da presença consciente

Primeira sessão deste ano decorreu dia 10 Foto: CMMG

Foi uma turma do terceiro ano da Escola Básica do Engenho, pertencente ao Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, que estreou uma nova valência na atividade letiva: uma sessão de mindfulness.

Reforçar o bem-estar emocional dos alunos e promover o sucesso educativo através de estratégias de autorregulação e equilíbrio comportamental são os objetivos centrais identificados para a iniciativa, dinamizada, dia 10, por uma psicóloga do município da Marinha Grande.

Ao longo de oito sessões, os alunos são convidados a explorar técnicas e atividades que ajudam a reconhecer e a gerir emoções, num trabalho que será alargado a outras turmas e escolas do concelho, aponta a autarquia. Atividade do Grupo de Educação Emocional e Comportamental, no âmbito do Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar, segundo a equipa técnica, esta abordagem contribui para criar um ambiente mais sereno e colaborativo nas aulas, melhorando a concentração e as relações entre alunos e professores.

Entre os benefícios associados à prática de mindfulness, destacam-se a promoção da integração coletiva e da presença consciente, a criação de um ambiente emocionalmente equilibrado e menos reativo, o desenvolvimento de competências de atenção, concentração e foco, bem como a melhoria das relações interpessoais.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados