Foi uma turma do terceiro ano da Escola Básica do Engenho, pertencente ao Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, que estreou uma nova valência na atividade letiva: uma sessão de mindfulness.
Reforçar o bem-estar emocional dos alunos e promover o sucesso educativo através de estratégias de autorregulação e equilíbrio comportamental são os objetivos centrais identificados para a iniciativa, dinamizada, dia 10, por uma psicóloga do município da Marinha Grande.
Ao longo de oito sessões, os alunos são convidados a explorar técnicas e atividades que ajudam a reconhecer e a gerir emoções, num trabalho que será alargado a outras turmas e escolas do concelho, aponta a autarquia. Atividade do Grupo de Educação Emocional e Comportamental, no âmbito do Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar, segundo a equipa técnica, esta abordagem contribui para criar um ambiente mais sereno e colaborativo nas aulas, melhorando a concentração e as relações entre alunos e professores.
Entre os benefícios associados à prática de mindfulness, destacam-se a promoção da integração coletiva e da presença consciente, a criação de um ambiente emocionalmente equilibrado e menos reativo, o desenvolvimento de competências de atenção, concentração e foco, bem como a melhoria das relações interpessoais.