Está de regresso este sábado, dia 25, o Ciclo de Música Medieval de Leiria (CMML), com nova palestra e concerto no Castelo.
Primeiro, a partir das 15 horas, fala-se sobre o Pergaminho Sharrer, manuscrito com notação musical descoberto em 1990 na Torre do Tombo que contém música e poesia de D. Dinis.
Nesta palestra, o Pergaminho Sharrer descoberto por Harvey L. Sharrer será analisado detalhadamente e serão partilhadas com o público as descobertas sobre a música e poesia do Rei Trovador.
Segundo a organização do CMML, o público terá oportunidade para conhecer como foram feitas as análises dos elementos básicos do sistema de notação musical medievais presentes no pergaminho, de modo a poderem ser transcritos em notação moderna.
Também será explicado como foram completados os fragmentos que têm lacunas e a relação da música à poesia, comparando manuscritos líricos da Biblioteca Nacional e do Cancioneiro da Vaticana para alcançar um nível de compreensão em relação ao que o Pergaminho Sharrer mostra e oculta.
Depois, às 16h30 há concerto por The Wandering Bard, com canções sobre amor, poesia, música e dança, rodeadas por trovadores contemporâneos de Alfonso X, avô de D. Dinis.
A performance inclui obras seculares, como as famosas “Cantigas de Santa Maria”, a interpretar por The Wandering Bard Ensemble (Esin Yardimli Alves Pereira e Ricardo Alves Pereira), com o artista residente Baltazar Molina e a cantora convidada, Joana Godinho.
A entrada custa 2,10 euros (bilhete normal de acesso ao Castelo), sendo gratuita para quem faça prova de residência no concelho de Leiria.