Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Leiria

Operação Censos Sénior abrange quase mil idosos no distrito de Leiria

A GNR desloca-se, este mês, a freguesias do norte do concelho de Leiria para falar sobre burlas.

A operação “Censos Sénior 2025” da GNR já está no terreno e prolonga-se até 16 de novembro com o objetivo de sinalizar e apoiar pessoas idosas em situação vulnerável ou de isolamento, sensibilizando-as para a adoção de comportamentos de autoproteção.

Os militares do Comando Territorial de Leiria da GNR afetos às Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) sinalizaram, no ano passado, 964 idosos no distrito de Leiria, sendo este o segundo número mais baixo de sinalizações no país, depois do Porto (872) e de entre um total de 42.873 casos.

A GNR adianta ainda em comunicado ter registado este ano, até 15 de setembro, 1.942 casos de burlas, 4.964 crimes de furtos e 327 roubos, tendo detido três pessoas por burlas, 57 por furtos e 32 por roubos.

Considerando a vulnerabilidade da população sénior, realizou, neste mesmo período, 8.160 ações de sensibilização, 7.591 das quais de porta a porta, alertando para os riscos e recomendando medidas preventivas.

Neste contexto, a GNR desloca-se, este mês, a freguesias do norte do concelho de Leiria, a convite do projeto CLDS 5G Sentir o Território, para falar sobre burlas. Esta quinta-feira, dia 9, decorre uma sessão na Junta de Freguesia do Coimbrão, às 15 horas. Seguem-se outras no Grupo Recreativo de Carvide (dia 16), na Junta de Ortigosa (dia 23), no quartel dos Bombeiros de Monte Redondo (dia 28) e na Junta da Bajouca (dia 30).


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados