Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Leiria

Piso abate e “engole” carrinha à entrada da praça Rodrigues Lobo, em Leiria

A circulação do trânsito está condicionada naquele local, informou fonte do comando sub-regional de Leiria.

Uma carrinha de transporte de mercadorias foi “engolida” esta manhã, à entrada da praça Rodrigues Lobo, em Leiria, na sequência do abatimento do piso.

O alerta foi dado pelas 9h35, segundo fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil de Leiria, que indicou que a zona está cortada ao trânsito. No local, estão equipas dos Bombeiros Sapadores e da PSP de Leiria, SMAS de Leiria, Lusitânia Gás, Serviço Municipal de Proteção Civil e Departamento de Gestão Urbanística da Câmara Municipal de Leiria.

Em comunicado, a autarquia indica que não se registaram feridos e que o presidente da Câmara, Gonçalo Lopes, e o vereador com o pelouro da Proteção Civil, Luís Lopes, estão no local a acompanhar as operações.

“O local encontra-se vedado por questões de segurança e para se proceder a uma análise dos danos e início imediato da reparação. Apelamos à colaboração de todos e compreensão para os constrangimentos que existirão nos próximos dias neste local”, informa a autarquia, em comunicado.

Em declarações à agência Lusa, Luís Lopes explicou que o aluimento de parte da praça Rodrigues Lobo ficou a dever-se a “um movimento de massas”.

“Um veículo que estava a fazer uma descarga, aqui num restaurante, acabou por cair dentro desse buraco. Neste momento já procedemos à retirada do veículo, estamos a analisar os danos e já chegámos à conclusão do que originou isto”, referiu, acrescentando ainda que não se registou qualquer ferido, tendo “o condutor do veículo saído pelos próprios meios”.

A precipitação intensa registada esta madrugada e manhã, no concelho de Leiria, causou cinco ocorrências: três de inundação e duas de movimentos de massas, com a mais grave a resultar no abatimento do piso, junto à entrada da praça Rodrigues Lobo.

Segundo o vereador da Proteção Civil, o aluimento de parte da praça “tem a ver com dois coletores de águas pluviais que acabaram por ceder”.

“Muito provavelmente a precipitação desta madrugada e manhã potenciou esta situação, mas estamos em crer que isto era algo que já tinha alguns danos, mas não eram visíveis. Temos equipas no local a trabalhar na reparação e contamos, nos próximos dias, conseguir repor esta situação”, indicou.

Segundo o autarca, nesta parte mais velha da cidade as infraestruturas estão enterradas há muitos anos e, “apesar da manutenção que tem sido feita, é sempre difícil, detetar estas situações”.

“Sendo infraestruturas enterradas, não é fácil conseguirmos proceder à deteção destas situações. Agora vamos apostar aqui e depois alargar um bocadinho mais esta área de intervenção para melhorar estas infraestruturas”, afirmou.

O local encontra-se vedado por questões “de segurança e para se proceder a uma análise dos danos e início imediato da reparação”.

Esta não é a primeira vez que se regista um abatimento do piso naquela região. No início deste ano, a estrada, a poucos metros daquele local, também abateu, o que levou a uma intervenção urgente por parte das equipas do Município.

A 6 de janeiro passado, a abertura de um buraco no pavimento obrigou ao corte parcial de trânsito entre a rotunda do Sinaleiro e o largo do Papa, tendo a situação sido reposta ao início da tarde desse dia, e que o colapso terá tido origem na rotura de uma estrutura de águas pluviais.

Consequência da depressão Benjamim, que está a atingir o território nacional no dia de hoje, sábado, registaram-se na região de Leiria, ao início desta manhã, vários desabamentos de terra e algumas inundações sem gravidade. Em alguns pontos da cidade, algumas tampas de saneamento levantaram e estão a ser repostas no lugar.

Segundo o IPMA, o concelho de Leiria está sob aviso laranja até às 15 horas de sábado, dia 25, em que se prevê períodos de precipitação forte.

(Atualização às 25 de outubro de 2025, pelas 12h20, com indicação do agravamento de mau tempo para aviso laranja, a informação divulgado pelo comunicado da autarquia e as declarações prestadas à Lusa pelo vereador)


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados