O objetivo principal são as aves, mas o resultado dará asas para uma experiência muito mais enriquecedora. No próximo fim de semana, dias 5 e 6, o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC) transforma-se num ponto de encontro para amantes da natureza e observadores de aves.
O EuroBirdwatch 2025 “é um festival anual que existe desde 1993 e que pretende recolher informação sobre aves residentes, migradoras, estivais e invernantes. Desde 2018, a Vertigem organiza o programa em Porto de Mós, que se tornou um verdadeiro hotspot para birdwatching”, explica Rui Cordeiro, da Vertigem – Associação para a Promoção do Património.
A diversidade de aves que pode ser observada é grande: bútio-vespeiro, milhafre-preto, águias-calçadas, pequenos passeriformes vindos do norte da Europa, além de espécies residentes como o melro-azul, a gralha-de-bico-vermelho e o bufo-real.
O programa inclui saídas de campo guiadas, exposições, visitas a lagares de azeite e degustação de diferentes tipos de mel. “Organizar o evento no Parque Natural traz desafios, como o clima ou perturbações externas, mas também oportunidades. Hoje chegam mais pessoas, de diferentes idades e experiências, enriquecendo a partilha de conhecimentos”, acrescenta Rui Cordeiro.
O EuroBirdwatch, dinamizado em Portugal pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), tem início às 8h30 no Centro Interpretativo de Atividades de Natureza do PNSAC, em Alvados (inscrições em vertigempatrimonio@gmail.com), e é fruto de uma colaboração entre Vertigem, o Município, a Discover Porto de Mós e o centro.
“Mais do que observar aves, queremos promover a biodiversidade e a educação ambiental. O intercâmbio entre cidadãos enriquece todos. Quem ganha é a natureza”, conclui o responsável da Vertigem.